Sobre

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) é uma entidade civil sem fins lucrativos que atua há 39 anos em prol da universalização do acesso ao saneamento básico. Suas associadas são companhias estaduais de saneamento básico, que atuam em mais de 2 mil municípios brasileiros, com o índice de cobertura de 87,62% em abastecimento urbano de água e 45,83% de esgotamento sanitário (SNIS/2021)

Desde 1984, a Aesbe atua em prol dos interesses das suas associadas e, em conjunto com elas, busca pela universalização do acesso ao saneamento básico. Além disso, promove o contínuo aperfeiçoamento técnico mediante o intercâmbio de ideias e experiências, elaboração e divulgação de estudos e trabalhos diversos e manutenção de relações e parcerias com associações congêneres nacionais e internacionais.

Como entidade representativa da maior parte dos prestadores de serviços de saneamento no país, a Aesbe também trabalha com o poder público para fomentar políticas públicas que contribuam para o melhor funcionamento das companhias estaduais e para a universalização dos serviços de saneamento.

Diretor Presidente

Neuri Freitas

(Cagece/CE)

Vice-Presidente

Ricardo Soavinski

(Saneago/GO)

Vice-Presidentes Regionais

Norte: José Fernando Mendonça Gomes Júnior

(Cosanpa/PA)

Nordeste I: Roberto Sérgio Ribeiro Linhares

(Caern/RN)

Nordeste II: Luciano Gois Paul

(Deso/SE)

Centro-Oeste: Ricardo Soavinski

(Saneago/GO)

Sudeste: Munir Abud

(Cesan/ES)

.

Sul: Edson Moritz

(Casan/SC)

Conselho Fiscal

Cleverson Brancalhão da Silva - Presidente

(Caerd/RO)

Marcos Aurélio Alves Filho

(Caema/MA)

James da Silva Serrador

(Caer/RR)

Estatuto

O Estatuto da Aesbe é o instrumento que baliza as ações da entidade. Esse regramento se volta à atuação da Aesbe para o alcance de seu objetivo maior: a defesa dos interesses das respectivas associadas. Para isso, o estatuto rege sobre a estrutura e organização da entidade, trata das questões administrativas referentes a cargos, além de determinar suas obrigações e direitos perante suas associadas e demais públicos, entre outras coisas.

Galeria dos Presidentes

Galeria de fotos

Fotos Reunião CTCQ

24/05/2019

Fotos CTGE

17/06/2019

Governança e Parcerias

Oportunidades para o saneamento