
A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) é uma entidade civil sem fins lucrativos que representa as companhias estaduais de saneamento básico. Suas associadas atuam em mais de 4 mil municípios brasileiros, atendendo a cerca de 74,5% da população urbana brasileira com abastecimento de água e 60,8% com esgotamento sanitário, conforme dados do SNIS/2019.
Desde 1984, a Aesbe atua em prol dos interesses das suas associadas e, em conjunto com elas, busca pela universalização do acesso ao saneamento básico. Além disso, promove o contínuo aperfeiçoamento técnico mediante o intercâmbio de ideias e experiências, elaboração e divulgação estudos e trabalhos diversos e manutenção de relações e parcerias com associações congêneres nacionais e internacionais.
Como entidade representativa da maior parte dos prestadores de serviços de saneamento no país, a Aesbe também trabalha com o poder público para fomentar políticas públicas que contribuam para o melhor funcionamento das companhias estaduais e para a expansão da distribuição de água e da coleta e tratamento de esgoto.
O Estatuto da Aesbe é o instrumento que baliza as ações da entidade. Esse regramento se volta à atuação da Aesbe para o alcance de seu objetivo maior: a defesa dos interesses das respectivas associadas. Para isso, o estatuto rege sobre a estrutura e organização da entidade, trata das questões administrativas referentes a cargos, além de determinar suas obrigações e direitos perante suas associadas e demais públicos, entre outras coisas.