O segundo dia do 3º Encontro Nacional de Ouvidores de Saneamento, promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento Básico (Aesbe) com apoio da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), foi marcado por debates sobre inovação, regulação e experiências de ouvidorias de todo o país. O evento, que este ano teve como tema “O desafio das ouvidorias frente às inovações tecnológicas e mudanças climáticas”, reuniu especialistas, gestores e representantes de órgãos de controle para discutir o futuro da escuta social no setor. Clique aqui e acesse as fotos.
A programação começou com a sessão especial conduzida por Gilberto Walle Júnior, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), abriu espaço para reflexões sobre acessibilidade e inclusão no atendimento ao cidadão.
O primeiro painel do dia, “Fala, Ouvidor! Experiências de quem transforma reclamações em soluções”, foi moderado por Célio Poveda, gerente regional da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) em Ponta Porã. Compartilharam suas experiências George Pereira de Sousa da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Jucilene Maria Paulo da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Stella Márcia Oliveira da Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) e Fábio Marques Mendes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa), ressaltando como boas práticas de ouvidoria podem se tornar instrumentos de transformação e confiança.
Na sequência, o Painel 5 – “Governança que escuta, gestão que inova: o papel ampliado das ouvidorias nos estados” reuniu Valdirena Paes de Medeiros da (Ouvidoria-Geral da União (Ogu), Marina Harioka Gaidarji da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (Cge/MS) e Gabriella Câmara Siqueira da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (Oge/MG), sob a moderação de Graziella Beserra Borges, secretária-geral da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). O debate enfatizou o fortalecimento institucional das ouvidorias como ferramenta estratégica para inovação na gestão pública.
Após o intervalo para o almoço, o evento retomou com nova sessão especial, conduzida por Gustavo Nassif, subcontrolador de Ouvidoria da Prefeitura de Belo Horizonte, que discutiu os avanços e desafios da escuta social no âmbito municipal.
O Painel 6 – “Ouvidorias e Regulação: voz do cidadão e equilíbrio institucional” teve a moderação de Stiverson Charles de Oliveira, gerente da Ouvidoria da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), e contou com a participação de Marcelo Curado da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), Wagner Oliveira Gomes da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (Agr/GO), Cristiane F. Leite Ferreira da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agems) e Paulo Arthur Lencioni Góes da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp). O painel reforçou a relevância da participação social como elemento de equilíbrio nas relações entre usuários, prestadores de serviço e agências reguladoras.
Encerrando o segundo dia, o Painel 7 – “IA no Front: a nova era do relacionamento com clientes” trouxe ao palco especialistas em inteligência artificial e transformação digital. Moderado por Madson Roberto Pereira Valente, diretor Comercial e de Operações da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), o painel contou com Rosana Daher Van der Broocke do Ministério dos Transportes, Rodolfo Feliciano, diretor executivo – CEO da Tentech Brasil e Eronides Felisberto da Silva Neto do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que apresentaram soluções inovadoras para aproximar as ouvidorias dos cidadãos por meio da tecnologia.
Com uma programação intensa, o segundo dia do Encontro Nacional de Ouvidores reforçou o papel das ouvidorias como agentes de transformação, promovendo diálogo, transparência e inovação no setor de saneamento básico.


