Projeto Escola Resíduo Zero foi lançado, em Goiânia (GO)

Foi lançado, nesta quarta-feira (10), o Projeto Escola Resíduo Zero Goiânia (PERZG). O projeto é realizado pela Sociedade Resíduo Zero (SRZero) e a Sociedade de Integração e Ação Comunitária (OSCIP Vida Melhor) com apoio da Saneamento de Goiás S.A. (Saneago). O intuito é capacitar educadores em compostagem de orgânicos e confecção de composteiras de baixo custo.
Segundo o gerente de Educação Ambiental e Sustentabilidade (PR-GAS), Divino Lázaro, a Saneago tem interesse neste assunto principalmente porque parte dos resíduos sólidos produzido pelas comunidades são direcionados indevidamente às redes coletoras de esgoto, gerando obstruções e, consequente, aumento de custo operacional da empresa.
O Escola Resíduo Zero foi criado com o apoio do Ministério Público de Goiás, frente à experiência bem-sucedida do Projeto Residência Resíduo Zero Goiânia, (PRRZ), realizado em 2016, em cem residências. O projeto foi ganhador de 4 prêmios, entre eles o 15° Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente, na categoria Sociedade Sustentável.
Finalidade – O Escola Resíduo Zero visa promover nas escolas a cultura do resíduo zero e quebrar o paradigma do consumismo e do desperdício, por meio de ações pedagógicas focadas na Política Nacional de Educação Ambiental e Política Nacional de Resíduos Sólidos. Serão ministradas oficinas sobre gestão do lixo e compostagem, oferecendo conhecimento para a implantação de hortas nas próprias escolas.
Inscrições – Toda escola da rede pública municipal de Goiânia, e estadual, sediada na Capital, do ensino fundamental e médio, pode participar. As inscrições devem ser feitas no site www.escolaresiduozero.com.br, no período de 10/05/2017 a 21/05/2017. Serão selecionadas 10 escolas e 7 educadores de cada uma, num total de 70 educadores-multiplicadores que serão capacitados pelo projeto, sob a responsabilidade técnica do engenheiro civil Diógenes Aires de Melo, especialista em tratamento de resíduos sólidos, do biólogo Giovane Moraes Toledo e da pedagoga Patrícia Saium, especialistas em educação ambiental e a Engenheira Ambiental Camila Batista do Carmo.
Seleção – As escolas serão selecionadas de 22 a 26 de maio de 2017, e as visitas para a conclusão do processo de 29 de maio a 9 de junho de 2017. A capacitação dos professores será nos dias 13 e 14 de junho de 2017. O projeto se encerra em novembro, com a entrega de certificado às escolas que tiverem êxito no desenvolvimento do projeto.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Saneago

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores