Vice-presidente Regional Nordeste II da Aesbe, Luciano Goes, integra painel sobre gestão no Congresso da Abes

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) participa do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O vice-presidente Regional Nordeste II da Aesbe e presidente da Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe (Deso), Luciano Goes Paul, integrou o painel “F6 – Melhorias na Gestão pautada por Práticas do ESG, os reais ganhos”.

Luciano Goes destacou a importância de sua participação como palestrante sobre Environmental, Social and Governance (ESG), área na qual a Deso teve vários aspectos reconhecidos e pontuados pela Abes em conjunto com o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS).

“A participação foi uma grande oportunidade, em poder discorrer sobre ESG, pois a Deso tem vários pontos pontuados pela Abes em conjunto com o PNQS nesse aspecto. Esses pontos incluem aspectos sociais, como a tarifa social, e inovação, como o aumento na área de menor aprendiz, proporcionando oportunidades de emprego para pessoas mais carentes. Além disso, destacamos a eficiência energética, com energia fotovoltaica, a entrada no mercado livre de energia e o uso de motobombas para geração de energia hidráulica com motores hidráulicos”, salientou.

O vice-presidente Regional Nordeste II da Aesbe ressaltou ser fundamental essa troca de conhecimento proporcionada pelo Congresso da Abes. “É uma grande oportunidade para nós. Também gostaria de parabenizar toda a equipe que está participando conosco. Em 2022, recebemos alguns prêmios importantes do PNQS. É essencial essa troca de conhecimento aqui no congresso, para compartilhar ideias e levar essa experiência para a Deso”, concluiu.

A temática “Melhorias na Gestão pautadas por Práticas do ESG, os reais ganhos” promoveu debates sobre as melhorias na gestão pautadas por práticas do ESG refletindo sobre a integração de critérios ambientais, sociais e de governança nas atividades das empresas do setor de saneamento.

O painel contou com a moderação de Samanta Tavares de Souza, Coordenadora da CNQA, Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Básico do Estado de São Paulo; e a participação de Livia Soalheiro, gerente de Environmental, Social and Governance (ESG) do Grupo Águas do Brasil; Luciana Barbosa Silveira, gerente da Unidade de Serviço de Desenvolvimento Sustentável da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); Priscila Marchini Brunetta, integrante do Comitê Ambiental, Social e de Governança (ASG) da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), participante do Comitê de Elegibilidade e advogada; Ana Lúcia O. Scavassini Santos, gerente do Departamento de Planejamento e Relações Comerciais da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp); Manuelito Pereira Magalhães Jr., diretor-presidente da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa); e Allan Borges Nogueira, gestor de ESG da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores