Saneago inaugura novo ponto de lançamento de efluentes em Terezópolis de Goiás (GO)

Participaram do evento a assessora executiva de Expansão, Juliana Matos, o prefeito da cidade, Francisco Junior; a promotora de Justiça da Comarca de Goianápolis, Melissa Ita; o gerente da Saneago no município, Artur José Pimenta; vereadores e chacareiros da região.

A empresa estadual Saneamento de Goiás (Saneago) participo, na última segunda-feira (18), de uma visita técnica ao novo ponto de lançamento de efluentes provenientes da Estação de Tratamento de Esgotos de Terezópolis de Goiás. Participaram do evento a assessora executiva de Expansão, Juliana Matos, representando o presidente Jalles Fontoura; o prefeito da cidade, Francisco Junior; a promotora de Justiça da Comarca de Goianápolis, Melissa Ita; o gerente da Saneago no município, Artur José Pimenta; vereadores e chacareiros da região.

A alteração foi resultado de um esforço conjunto entre a Saneago, a Prefeitura de Terezópolis e o Ministério Público do Estado de Goiás para atender a solicitação de cerca de 30 proprietários de chácaras próximas ao Córrego dos Macacos, que utilizam o manancial para fins de agricultura e subsistência. A obra recebeu investimentos de cerca de 210 mil reais, destinados à construção de 867 metros de tubulação, e foi concluída em dois meses.

Na oportunidade, os fazendeiros solicitaram a remoção do antigo emissário para evitar que novos resíduos sejam lançados no córrego, e ficou acertado que a demanda será atendida pela Saneago, em parceria com a Prefeitura da cidade. “Nós queremos a retirada da tubulação para termos confiança e segurança para usar a água”, explicou Benedito Gonçalves, proprietário rural.
O prefeito Francisco Junior destacou a importância da união e do diálogo entre todas as esferas do poder público para a melhoria da qualidade de vida da população. “Eu fiz questão que a Saneago viesse aqui para mostrarmos à população que a solicitação foi atendida. É um mérito de vocês, que se juntaram; da Saneago, que conseguiu resolver a demanda; e Ministério público, que realizou várias reuniões e conseguiu intermediar e achar a melhor solução para todos”, afirmou.

A promotora de Justiça, Melissa Ita, explicou que “o papel do Ministério Público é se abrir para a comunidade”. De acordo com ela, o Promotor de Justiça tem o dever de defender os interesses da sociedade e, por isso, participou das discussões sobre a mudança no ponto de lançamento de efluentes. “Com a abertura da Saneago e com o apoio da Prefeitura, nós chegamos num resultado prático através de uma atuação colaborativa. Eu acredito muito nisso, a maioria dos problemas podem ser solucionados dessa forma”, disse.

A assessora Executiva de Expansão da Saneago, Juliana Matos, respondeu as dúvidas dos presentes, explicou o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário da cidade e se colocou à disposição da população. “A Saneago está de portas abertas. Nós trabalhamos com muita seriedade e compromisso com a população de Goiás, temos um corpo técnico muito capacitado”, revelou.

Juliana Matos também agradeceu a parceria com os demais órgãos envolvidos na ação: “Nós somos profissionais do saneamento e priorizamos sempre o interesse coletivo e a saúde pública. Então, é muito importante que trabalhemos em conjunto, para buscar sempre o melhor. Tenho certeza que todos nós temos os mesmos objetivos”, pontuou.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores