Ouvidoria da Caesb possui excelência em atendimento, transparência e inovação, sob a liderança de Pedro Cardoso

Com Pedro Cardoso, a Ouvidoria da Caesb estabeleceu novos padrões de excelência e  tornou-se mais próxima e eficiente ao cidadão

 Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) destaca o papel crucial desempenhado pela Ouvidoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), na gestão do presidente Pedro Cardoso. Esta Ouvidoria Especializada atua como um elo entre os cidadãos do Distrito Federal e o Governo, lidando com questões essenciais, em relação a falta de água e manutenção da rede de esgoto, e servindo como um importante canal de comunicação para os cidadãos expressarem suas preocupações, opiniões e necessidades.

Integrando o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal (SIGO/DF), a Ouvidoria da Caesb coordena-se com a Controladoria-Geral e outras Ouvidorias Especializadas. Além de ser uma ferramenta vital para solucionar questões técnicas relativas ao abastecimento e saneamento, a Ouvidoria da Caesb se destaca como Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Isso significa que qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, pode solicitar informações relacionadas ao Poder Executivo do Distrito Federal, promovendo assim uma governança mais transparente e participativa.

As ouvidorias públicas, como a da Caesb, representam muito mais do que simples canais de comunicação. Elas são fundamentais para garantir os direitos de cidadania, estabelecendo um diálogo produtivo e transparente entre os cidadãos e as instituições públicas. Ao acolher opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria promove a ética, eficiência e transparência nas relações entre Estado e sociedade, mediando conflitos e assegurando que a voz do cidadão seja ouvida e considerada na tomada de decisões institucionais.

Pedro Cardoso, até então presidente da Caesb, discorreu sobre o papel da Ouvidoria em sua gestão, ressaltando que a Ouvidoria não é apenas um canal de comunicação entre a empresa e os usuários, mas sim um pilar de governança e transparência na atuação da companhia estadual de saneamento. De acordo com Pedro Cardoso, desde o início da sua gestão,  uma das principais prioridades tem sido garantir que a Caesb esteja cada vez mais próxima da população, respondendo prontamente às suas necessidades e preocupações. E a Ouvidoria é uma das principais pontes para que a Caesb tenha alcançado  esse objetivo. Além disso, a Ouvidoria da Caesb reflete o compromisso da empresa com a transparência, garantindo que cada cidadão tenha voz ativa nesse processo, fortalecendo a relação com a comunidade e assegurando que a gestão seja sempre pautada nos melhores interesses para todos.

Eduardo Soares, ouvidor-chefe da Caesb, destacou a atuação da Ouvidoria  como a segunda instância administrativa das diversas manifestações da população do Distrito Federal relacionadas aos serviços prestados pela Caesb, com a área pautada na centralidade do cliente e na busca pela qualidade dos serviços ofertados pela Companhia.

“Visando o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Caesb, e o subsídio à tomada de decisões pela Diretoria da empresa, a Ouvidoria produz sistematicamente informações e conhecimento com base em toda massa de dados de atendimento da Companhia. Uma interação eficiente com as unidades internas é de extrema importância para o melhor atendimento às demandas dos usuários, portanto, a Ouvidoria busca manter um fluxo de informações fluído e eficiente com seus parceiros, em busca da excelência dos serviços prestados pela Caesb”, pontuou.

Sob a inovadora gestão do presidente Pedro Cardoso, a Ouvidoria da Caesb se fortaleceu como um elo vital entre o cidadão e o governo. Esta plataforma tem garantido que as vozes dos cidadãos não só sejam ouvidas, mas valorizadas, refletindo-se em ações tangíveis e melhoria dos serviços. Ao priorizar o diálogo transparente e a resposta às preocupações do público, a Caesb, com o inestimável apoio da Ouvidoria, reafirma seu compromisso de governança participativa e eficaz, construindo uma relação de confiança e cooperação com a população do Distrito Federal e o saneamento nacional.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores