Inscrições abertas para 2º Fórum Internacional Universalizar

O evento realizado pela Aesbe em parceria com a FESPSP e apoio da Embasa ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril, em Salvador (BA), e contará com a presença de professores da University College London (UCL

 

A partir desta quinta-feira, 1º de fevereiro, as inscrições para o 2º Fórum Internacional Universalizar “100 anos em 10: estratégias de investimentos para universalização do saneamento” estão abertas, até o preenchimento das 200 vagas oferecidas. O evento é realizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), e apoio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), e ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril, em Salvador (BA). Clique AQUI e se inscreva.

As inscrições são gratuitas exclusivamente aos colaboradores das empresas associadas à Aesbe. Este evento, que se consagrou pelo seu sucesso inaugural no ano de 2023, volta para destacar a essencialidade de debates aprofundados e engajados em torno dos desafios e inovações mais relevantes no setor de saneamento.

O evento oferecerá um espaço propício para a troca de conhecimentos e experiências em um ambiente inspirador, com a presença de professores da renomada Universidade de Londres (University College London – UCL).

A programação detalhada do evento será divulgada em breve, prometendo abordar temas atuais e relevantes no campo do saneamento. A primeira edição, realizada em maio de 2023, destacou a relevância dos estudos publicados na Série Universalizar da Aesbe, que abrange uma ampla gama de publicações especializadas, incluindo artigos, documentos, estudos, notas técnicas e pareceres.

O 2º Fórum Internacional Universalizar, assim como a edição anterior, tem o potencial de ser um marco na busca pela universalização do saneamento. Ele representa um esforço contínuo para alinhar pesquisa e prática, visando melhorar a qualidade de vida e promover a saúde pública por meio de um saneamento eficiente e acessível a todos. É uma oportunidade para os participantes se aprofundarem nos avanços recentes e nas diretrizes práticas que podem ajudar a moldar um futuro mais sustentável e inclusivo no que diz respeito aos serviços de saneamento.

Sobre a primeira edição

A primeira edição do Fórum Internacional “Os Novos Cenários Para as Empresas Públicas de Saneamento”, realizada em Brasília nos dias 3 e 4 de maio de 2023, foi marcante no setor de saneamento. Promovido pela Aesbe, em conjunto com a FESPSP, e apoio da UCL e do Development Planning Unit (DPU), o evento reuniu autoridades governamentais e não governamentais, colaboradores das Companhias Estaduais de Saneamento e estudantes de MBAs. O objetivo principal do 1º Fórum Internacional foi integrar o setor de saneamento nacional e internacional, contribuindo para a melhoria do saneamento brasileiro e visando a universalização dos serviços. O evento foi realizado no Auditório Mundo Novo do Centro de Convenções e Eventos Brasil 21.

Diversos painéis abordaram temas críticos e atuais do setor, como o fortalecimento do setor de saneamento, a participação privada, modelos de regionalização, desafios sociais, experiências internacionais na regulação, desburocratização, avanços e desafios das estatais de saneamento, e reflexões sobre o novo marco legal do saneamento. Um destaque especial foi dado à presença da professora Pascale Hoffman, da UCL, que participou do segundo painel, intitulado “Desafios sociais no setor de saneamento”.

A contribuição da professora Hoffman foi significativa, enriquecendo as discussões com sua expertise e perspectivas internacionais, essenciais para a compreensão e avanço do saneamento no contexto brasileiro. A primeira edição do Fórum Internacional “Os Novos Cenários Para as Empresas Públicas de Saneamento” foi fundamental para o setor, proporcionando um espaço valioso para troca de conhecimentos, experiências e estimulando novas ideias e soluções para os desafios do saneamento no Brasil e no mundo.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores