Coleta de dados para compor o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) começa no dia 4 de abril

 Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) comunica o início da coleta de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que ocorrerá de 4 de abril a 30 de maio de 2023, conforme comunicado da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades (SNSA/MCID). A disponibilização de informações ao SNIS é fundamental para a obtenção de recursos públicos federais destinados ao saneamento básico.

A Coleta de Dados se refere aos componentes de Manejo de Drenagem, Águas Pluviais Urbanas; Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos; e Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. O preenchimento correto da Coleta de Dados é essencial para a publicação rápida do Diagnóstico.

Cada companhia recebe o pedido para o envio dos dados, é importante estar atento para o recebimento e o atendimento do prazo.

O SNIS tem como objetivos auxiliar o planejamento e a execução de políticas públicas no setor de saneamento, direcionar a aplicação de recursos públicos, gerar conhecimento, avaliar o desempenho dos serviços, aprimorar a gestão e orientar atividades regulatórias e de fiscalização.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores