Aesbe participa de reunião com ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Sergio Gonçalves, secretário executivo da Aesbe, participou do lançamento da Taxonomia Sustentável Brasileira  e integrou a análise sobre o direcionamento de investimentos verdes e inovações para consumo e produção

 Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

Nessa quinta-feira (21), o secretário executivo da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Sergio Gonçalves, participou de reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na sede do Ministério da Fazenda, localizado na Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF). O propósito central da reunião foi a “Cerimônia de Apresentação do Plano de Ação e Lançamento da Consulta Pública da Taxonomia Sustentável Brasília”, que contou com a presença de diversas autoridades.

Na cerimônia, o Ministério da Fazenda apresentou ao público uma proposta para a Taxonomia Sustentável Brasileira. Esse projeto tem como propósito direcionar investimentos verdes no Brasil, buscando inovar nas maneiras de consumir e produzir nacionalmente. Com esse esforço, o governo almeja atingir três metas: estimular o progresso sustentável, guiar decisões de investidores e estabelecer um arcabouço para o financiamento verde. A criação dessa taxonomia é um esforço para atender aos desafios ecológicos e sociais brasileiros, considerando seus compromissos, metas e estratégias centrais. A população poderá enviar sugestões e opiniões sobre o documento inicial entre 21 de setembro e 20 de outubro. Clique AQUI e acesse o plano de ação para a Taxonomia Sustentável Brasileira e a consulta pública sobre o tema.

Cristina Reis, subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, esteve à frente da apresentação e mediação do evento. A solenidade foi inaugurada por discursos proferidos por importantes figuras: o ministro Fernando Haddad; Guilherme Melo, Secretário de Políticas Econômicas (SPE/MF); Rafael Dubeux, assessor especial do Ministro da Fazenda (GMF/MF); Petra Schimidt, ministra-conselheira e chefe da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da Alemanha; e Christine Majowski, diretora do Projeto Fibras.

Posteriormente, representantes do conselho supervisor proferiram suas saudações, dentre eles: Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BCB); João Pedro Nascimento, presidente da Comissão de Valores Imobiliários (CVM); Luciana Costa, diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); João Paulo Capobianco, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA); Verena Hitner, Secretária do Conselho de Desenvolvimento Industrial (CNDI); e Paulo Pereira, presidente do CDESS.

O encontro foi finalizado com uma coletiva de imprensa, marcando um momento significativo para os debates em torno da sustentabilidade no país.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores