Aesbe e Finatec assinam termo de parceria que oferece desconto de 25% aos associados da entidade em novo curso de TRL

O curso apresentará a métrica NASA – Technology Readiness Level (TRL) e suas aplicações para profissionais que atuam em programas de PD&I da área de saneamento

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo 

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) assinaram um Termo de Parceria. Entre os pontos que compõem o Termo, está o desconto de 25% para os colaboradores das empresas associadas à Aesbe na inscrição do curso “Conceitos básicos e aplicações da métrica Technology Readiness Level (TRL) em programas de PD&I”, que será promovido pela Finatec de 12 a 15 de junho de 2023.

O investimento para a participação é de R$ 1.115,00 (um mil, cento e quinze reais), com desconto de 25% para colaboradores das empresas associadas à Aesbe. Para informações e inscrições, entre em contato via telefone: (61) 3348-0476; e-mail: negocios@finatec.org.br, ou site: https://www.academiafinatec.com.br/curso-de-trl/.

O curso de TRL é destinado aos colaboradores envolvidos em qualquer atividade relacionada ao desenvolvimento tecnológico e inovação, e tem como objetivo apresentar a métrica NASA-TRL para profissionais do saneamento, focando na estruturação e avaliação de projetos inovadores. A metodologia do curso consiste em aulas expositivas e tarefas. Será ministrado das 9h às 12h, de 12 a 15 de junho, por meio de aulas virtuais, síncronas via plataforma Zoom, com um total de 11h de carga horária.

O conteúdo programático é composto por diversos temas, como: Gênese e justificativa; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na ótica do TRL; Os nove níveis básicos da métrica; Locus ideal para amadurecimento da tecnologia; A métrica nas áreas de atuação da empresa; A métrica em projetos de PD&I; Financiamento e Vale da Morte; Comercialização da tecnologia; Uso da métrica em casos exemplos; Métrica multidimensional para gestão da inovação; Definição dos projetos (grupos de cinco alunos) de interesse no contexto da métrica; e Apresentação do relatório de avaliação dos projetos.

O corpo docente é formado por Carlos Alberto Gurgel Veras, coordenador técnico do curso, e engenheiro mecânico na área de sistemas térmicos, com mestrado em propulsão aeroespacial; Palloma Vieira Muterlle, pesquisadora e professora adjunto IV da Universidade de Brasília (UnB) e membro do grupo de pesquisa de Fadiga, Fratura e Materiais; Bruno Cesar Goulart, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, pela Universidade de Brasília (UnB/2019) e graduado em Engenharia Ambiental, pela Universidade de Uberaba (2014); e Flávio Duque Estrada Soares Pereira, mestre em Economia aplicada ao Desenvolvimento Sustentável e graduado em Ciências Biológicas.

Sobre o Curso TRL

Formato: Aulas virtuais, síncronas via Zoom

Duração: 11 horas

Abertura do período de inscrições: 11 de junho de 2023

Investimento: R$ 1.115,00* (um mil, cento e quinze reais)

25% de desconto para colaboradores das empresas associadas à Aesbe

 

Sobre a métrica NASA-TRL

A métrica NASA-TRL, ou “Technology Readiness Level” da NASA, é um sistema que foi desenvolvido para avaliar o nível de maturidade de uma tecnologia específica. TRL é um método padronizado e amplamente aceito para avaliar e comparar a maturidade de tecnologias diferentes, utilizado por diversas agências governamentais e empresas ao redor do mundo. Essa métrica é particularmente útil para gestores de projetos, engenheiros e desenvolvedores para entenderem a que ponto uma tecnologia está de ser implementada e quais são os riscos associados.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores