O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, no dia 28 de agosto, a nomeação de novos diretores para agências reguladoras. Entre eles está Leonardo Góes Silva, ex-presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), associada da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), que passa a integrar a diretoria da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Sua indicação, encaminhada pela Presidência da República (MSF 97/2024), foi aprovada pelo Senado com 48 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção.
Leonardo Silva ocupará a vaga decorrente do término do mandato de Maurício Abijaodi Lopes de Vasconcellos. O mandato na diretoria da ANA é de cinco anos, sem possibilidade de recondução. O relator da indicação foi o senador Eduardo Gomes (PL-TO).
Leonardo Silva é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), instituição pela qual também concluiu o mestrado em ciências agrárias. É perito federal agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desde 2006 e possui especialização em concessões e parcerias público-privadas (PPPs) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Entre 2023 e 2024, presidiu a Embasa, conduzindo pautas estratégicas para o saneamento na Bahia.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) tem como missão regular e fiscalizar o uso dos recursos hídricos e promover a gestão integrada e sustentável da água em todo o país. Sua diretoria é formada por cinco membros, incluindo o diretor-presidente.