Na última segunda-feira (1), José Fernando Gomes, ex-presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), empresa associada da Aesbe, tomou posse como diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), em Brasília (DF), completando a composição da diretoria colegiada da instituição. Aprovado pelo Senado em agosto, Gomes exercerá mandato até dezembro de 2028.
Formado em gestão de negócios, ele acumula experiência em mineração, infraestrutura e saneamento, com passagens pela Vale, pelo governo do Pará e desde 2023 estava como presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), empresa associada à Aesbe.
Durante a cerimônia de posse, o diretor-geral da ANM, Mauro Sousa, destacou a relevância da chegada do novo dirigente:
“A presença dele conclui a composição da diretoria e inaugura uma fase fundamental. José Fernando tem trajetória marcante tanto na mineração quanto na gestão pública. É um quadro que vem a somar com conhecimento e experiência justamente em um momento em que fortalecemos nossa estrutura, atualizamos o regimento interno e avançamos na consolidação institucional”.
Em seu discurso, Gomes ressaltou o compromisso com o setor e com a sociedade:
“É um motivo de alegria integrar a agência neste momento histórico. Venho com espírito de união e compromisso com bem público, para contribuir com uma mineração moderna e responsável, comprometida com o desenvolvimento das pessoas e com a vida de cada brasileiro. Contem comigo para dar voz ao Pará e para fortalecer o protagonismo nacional nesse setor que é vital para o futuro do país”.
A nomeação de Gomes foi publicada em 16 de dezembro de 2024 no Diário Oficial da União. No fim de agosto, ele foi aprovado em sabatina no Senado Federal, requisito obrigatório para cargos de direção em agências reguladoras.