O 5º Seminário Nacional de Práticas Comerciais já tem sua programação preliminar definida. O evento, que acontecerá nos dias 17 e 18 de julho, em Natal (RN), reunirá especialistas, gestores e autoridades do setor de saneamento de todo o país. O objetivo é promover debates sobre inovação tecnológica, eficiência na gestão comercial e os desafios rumo à universalização dos serviços de água e esgoto. Clique aqui e faça sua inscrição.
Organizado pela Câmara Técnica Comercial da Aesbe, com apoio da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o evento se firma como o principal ponto de encontro para discutir e compartilhar boas práticas comerciais, soluções inovadoras e cases de sucesso que fortalecem a atuação das companhias de saneamento.
O valor da taxa de inscrição para colaboradores das companhias de saneamento associadas à Aesbe é de R$ 200. O valor da taxa de inscrição para o público geral é de R$ 500, com desconto de 20% para membros de entidades parceiras da Aesbe, como: ABES, Assemae, Abar, FESPSP e Fundace.
Além de uma programação técnica de alto nível, o evento contará com área de exposição, onde parceiros comerciais poderão apresentar seus produtos e serviços diretamente a um público altamente qualificado.
Confira a programação preliminar
17 de julho (quinta-feira)
08h00 – 09h00 | Credenciamento
09h00 – 10h30 | Solenidade de Abertura
- Thalita Vieira – Gerente Comercial, EMBASA
- Agostinho Moreira – Superintendente Comercial, CAGECE
- Neuri Freitas – Presidente, CAGECE e AESBE
- Roberto Sérgio Ribeiro Linhares – Presidente, CAERN
- Fátima Bezerra – Governadora do Estado do Rio Grande do Norte
10h30 – 11h10 | Palestra Magna: Desafios na área comercial na busca pela universalização do saneamento
Neuri Freitas – Presidente, CAGECE e AESBE
11h10 – 12h00 | Projetos de Performance – Como transformar perdas em oportunidades lucrativas de receitas
Palestrante: Adoniran Lopes – Diretor Tecqua Tecnologia em Sistemas de Saneamento
12h00 – 13h30 | Almoço Livre
13h30 – 15h00 | Painel 1: Transformação Digital no Atendimento ao Cliente
Moderação: Thalita Vieira – Gerente Comercial, EMBASA
- Transformação Digital com Propósito: Inclusão e Acessibilidade na CAGEPA
Janaína Santos da Cunha – CAGEPA - Aprimorando Jornadas: A Experiência da Embasa com o vídeo atendimento
Fabiane Oliveira da Paixão – EMBASA - Transformação Digital – Cultura, Tecnologia e Resultados
Eduardo Valenza – SANEPAR - Whatsapp CAESB – Estratégia de satisfação do cliente e eficiência institucional
Eduardo Romualdo Soares – Ouvidor da CAESB
Debate (Perguntas e Respostas) e entrega de certificado
15h00 – 15h40 | Palestra Fimm Brasil
15h40 – 16h10 | Coffee Break (oferecido pelo evento)
16h15 – 17h45 | Painel 2: Integração e Otimização de Processos Comerciais
Moderação: Isaías Veríssimo Lopes – Gerente de Suporte Comercial, CAGEPA
- Estratégias de Background que proporcionam a Eficiência do Faturamento e da Arrecadação
Tamyres Queiroz de Oliveira – EMBASA - Otimização do processo de leitura
Maria Lúcia de Nóbrega da Silva Ribeiro – CEDAE - Solução Inovadora: Recebimento via PIX no Ato do Corte na Sanesul
Juliana Pereira Gonçalves – SANESUL - A Transformação do Relacionamento da Embasa: o cidadão como prioridade máxima
João Ricardo Ramos de Souza – EMBASA - O futuro da CX no Saneamento na era da IA generativa
Moisés Simões – Sócio e Head de Experiência do Usuário da Tatodesk
Debate (Perguntas e Respostas) e entrega de certificado
17h45 – 18h00 | Encerramento do 1º dia e recados
A partir de 19h00 | Confraternização
Local: Cervejaria Oktos
18 de julho (sexta-feira)
09h00 – 10h00 | Painel 3: Papel Estratégico da Área Comercial na Universalização do Saneamento
Moderação: Giordano Filgueira – Superintendente Comercial, CAERN
- A utilização de geotecnologias como ferramenta de apoio para o incremento de faturamento proveniente das ligações ociosas de água e esgoto da Cagece
Francisco Jefferson da Costa Silva – CAGECE - Indicadores de desempenho comerciais: Do monitoramento aos resultados
Isaac Fernandes Vieira Veras – CAGEPA - Integração comercial e PPPs como Caminhos para a Universalização do Saneamento
Marisa Capriglioni – Especialista em Novos Negócios, SANEPAR
Debate (Perguntas e Respostas) e entrega de certificado
10h00 – 10h30 | Contrato de Performance Autofinanciado – Dinheiro Novo no Caixa
Palestrantes: Waldecir Colombini, Diretor comercial e Matheus Candolo, Gestor de Contratos da Enorsul Serviços em Saneamento
10h30 – 11h30 | Painel 4: Inovação e Inteligência de Dados na Gestão do Cadastro Comercial
Moderação: Diego Varela – CAGEPA
- Análise e Integração de Dados Públicos Externos para Melhoria do Cadastro Comercial da CAERN: Identificação de Inconsistências via SIG e Ações de Combate às Perdas no Faturamento
João Gomes Mafra Neto – CAERN - Implantação de Painel de Inconsistências Cadastrais e seus Impactos Positivos nos Processos Comerciais
Geusa Mara da Costa Sales – EMBASA - Aplicação de IA como ferramenta para fiscalização de irregularidades nos SDA
Diego Ferreira – CAESB
Debate (Perguntas e Respostas) e entrega de certificado
11h30 – 11h45 | Palestra AEGEA – Momento Sustentabilidade
12h00 – 13h30 | Almoço Livre
13h30 – 15h00 | Painel 5: Mudanças na Área Comercial com a Reforma Tributária
Moderação: Neuri Freitas – Presidente, CAGECE e AESBE
- Impactos da Reforma Tributária no Setor do Saneamento
Carlos Eduardo Xavier – Secretário da Fazenda Estadual e Presidente da CONSEFAZ - Aspectos legais e principais riscos jurídicos da reforma tributária para o setor de saneamento
Dr. Mateus Cruz – BLCN Advogados - Impactos finais da Reforma Tributária
Frederico Turolla – Sócio Fundador da PEZCO Economics - Panorama Geral dos Estudos Compartilhados CTC e CTCF
Agostinho Moreira – Coordenador da Câmara Técnica Comercial e Superintendente Comercial, CAGECE
Debate (Perguntas e Respostas) e entrega de certificado
15h00 – 15h30 | Coffee Break (oferecido pelo evento)
15h30 – 17h30 | Painel 6: Mesa redonda – Panorama da Lei da Tarifa Social
Moderação: Agostinho Moreira – Superintendente Comercial, CAGECE
- Renê Gontijo – Coordenador de Regulação Tarifária da ANA
- Demétrius Gonzalez – Presidente, Abrasan
- Felipe Kruhs – Gerente Comercial, CASAN
- Vitor Cortez Laranjeiras – Gerente de Faturamento, COMPESA
- Diego Ferreira – Superintendente da Área Comercial, CAESB
Debate (Perguntas e Respostas) e entrega de certificado
17h30 – 17h45 | Encerramento Oficial do Evento
A partir de 18h00 | Happy Hour de Encerramento
Local: Hotel Wish Natal
Desconto em Hospedagens
Os participantes do 5º Seminário Nacional de Práticas Comerciais em Saneamento, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de julho em Natal (RN), poderão aproveitar tarifas especiais em diversos hotéis parceiros da capital potiguar. Entre as opções com descontos exclusivos, o Wish Natal, local em que o evento será realizado, se destaca como uma das principais escolhas para quem busca conforto e localização privilegiada.
O Wish Natal, localizado no endereço Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, 5525 – Parque das Dunas, oferece 10% de desconto nas reservas realizadas para o período de 16 a 19 de julho de 2025. O benefício é cumulativo com outros descontos disponíveis no site do hotel. Para garantir a tarifa promocional, é necessário utilizar o código SNPC2025 no momento da reserva, que pode ser feita por meio do link: https://reservas.grupowish.com/hotelresults?c=1511&q=5273&hotel_folder=&NRooms=1&CheckIn=05012026&CheckOut=12012026&ad=1&ch=0&ag=&Code=&group_code=&loyalty_code=&lang=pt-BR¤cyId=16.
Outro hotel parceiro é o Barreira Roxa, que oferece 15% de desconto sobre as tarifas para reservas realizadas no período de 14 a 21 de julho de 2025. O código promocional AESBE2025 deve ser inserido no link oficial de reservas (https://book.omnibees.com/hotel/9015). O hotel está localizado na Av. Senador Dinarte Mariz, 4020 – Mãe Luiza.
O SERHS Natal Grand Hotel & Resort também está com condições especiais para os participantes do evento. Para garantir o desconto, é necessário enviar um e-mail para vendas@serhs.com, aos cuidados de Júlia Firmino, informando o nome do evento (Seminário Nacional de Práticas Comerciais em Saneamento). As condições personalizadas serão enviadas por e-mail, de acordo com a disponibilidade. O hotel está localizado no endereço Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, 6045 – Parque das Dunas.
O Ocean Palace Beach Resort & Bungalows disponibiliza tarifas flutuantes diretamente em seu site oficial (www.oceanpalace.com.br). Reservas acima de R$ 3.000,00 podem ser parceladas em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito. Já os pagamentos à vista, realizados via PIX no ato da reserva, têm direito a 10% de desconto. Essa condição está disponível por tempo limitado. O hotel está localizado no endereço Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, 7829 – Ponta Negra.
Já o Golden Tulip Natal Ponta Negra oferece 15% de desconto sobre a tarifa pública do site para reservas realizadas por meio do link https://book.omnibees.com/hotel/4927. O código promocional SNPC25RN deve ser informado no momento da reserva. O hotel está localizado na Av. Engenheiro Roberto Freire, 4382, em Ponta Negra, e também oferece atendimento pelo telefone (84) 99135-3838.
As condições especiais oferecidas pelos hotéis parceiros visam proporcionar mais comodidade aos participantes do seminário, facilitando o planejamento da viagem e incentivando a hospedagem em empreendimentos de qualidade durante o evento.
Serviço:
Data: 17 e 18 de julho de 2025
Local: Hotel Wish Natal. Endereço: Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, 5525 – Parque das Dunas, CEP: 59090-002. Natal (RN)
Público estimado: 250 participantes
Público-alvo: Colaboradores das áreas comerciais das companhias associadas à Aesbe
Inscrição: clique aqui
Valores de inscrição:
- Colaboradores das companhias associadas à Aesbe: R$ 200
- Público externo: R$ 500
- Desconto de 20% para membros de entidades parceiras (ABES, Assemae, Abar, FESPSP e Fundace)
Garanta sua participação nesse encontro que já é referência nacional no setor. Vamos juntos construir soluções comerciais mais eficientes para o saneamento brasileiro!