CEDAE inaugura novo sistema de abastecimento de água em Nova Iguaçu (RJ)

Com reservatório, booster e 30 km de tubulações, sistema Cabuçu Alto vai beneficiar diretamente 33 mil habitantes da região

Por Assessoria de Comunicação da CEDAE

O novo reservatório Cabuçu Alto tem capacidade de armazenar cinco milhões de litros de água.

O governo do Rio de Janeiro, por meio da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), inaugurou hoje (14/9),
o novo sistema de abastecimento de água de Cabuçu Alto, no município de Nova Iguaçu (RJ). Abastecido pela adutora Austin Queimados, o sistema vai garantir a melhoria do fornecimento de água para as localidades de Riachão, Jardim Palmares, Campo Alegre e Palhada, beneficiando diretamente uma população de 33 mil habitantes.

O sistema é composto pelo novo reservatório Cabuçu Alto, com capacidade de armazenar cinco milhões de litros de água; 2,2 quilômetros (km) de rede de adução; 28 km de troncos distribuidores e um booster (conjunto de bombas que regula a pressão na rede) com três conjuntos motor-bomba, cada um com 50 cavalos de potência, capazes de bombear 200 litros de água por segundo (l/s).

O novo reservatório Cabuçu Alto tem estrutura de aço vitrificado, que garante maior agilidade na construção e reduz a necessidade e os custos de manutenção, bem como a geração de resíduos e escória durante as obras.

O sistema é parte do pacote de obras de R$ 3,4 bilhões – já em andamento – que reúne o Programa de Abastecimento de Água da Baixada Fluminense e a construção do Novo Guandu, que vão ampliar o fornecimento de água para toda a região da Baixada.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores