Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo
Nesta sexta-feira (30), a Câmara Técnica de Controle de Qualidade (CTCQ) da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) se reuniu, por videoconferência. Durante o encontro, foi apresentada a “Palestra Metodologia de Auditoria Interna – Plano de Segurança da Água (PSA)”, realizada por Décio Muniz de Araújo Júnior, gerente de Auditoria Interna da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Durante a apresentação, Décio Muniz explicou a importância de ter os procedimentos operacionais para incidentes claramente definidos, relacionados e que reflitam todas as possíveis ações esperadas. Além disso, ressaltou que esses procedimentos devem ser facilmente acessíveis e compreensíveis para os operadores que precisam acioná-los. O plano de segurança e a revisão periódica também foram pautas da apresentação.
Houve a análise do sistema atual de verificação de riscos e perigos, a discussão sobre a necessidade de implementação de um plano de ação, a importância do plano de segurança e a relevância, para a melhoria contínua dos processos, do acompanhamento da evolução dos números e o compartilhamento dessas informações com as equipes de trabalho. Como encaminhamento, foi discutida a realização de um encontro presencial da CTCQ em novembro, com a possibilidade de ser em Brasília.