A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou nos dias 4 e 5 de setembro a reunião presencial da Câmara Técnica de Inovação (CTI), realizada no Espaço do Manancial, na sede da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), no Rio de Janeiro. O encontro reuniu representantes de companhias associadas de todo o país.
A abertura oficial contou com as boas-vindas da Superintendência de ESG e Inovação da Cedae, reforçando o papel estratégico da inovação na gestão e no desenvolvimento do setor. Logo após, o painel “Inovação na Cedae” e a apresentação do caso IÁGUAS marcaram o início dos debates, destacando iniciativas que já vêm transformando a gestão de água e esgoto no estado do Rio de Janeiro.
A programação também contou com o painel sobre ambientes de inovação e experiências em ESG, que reuniu especialistas como Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan, que apresentou iniciativas para impulsionar a indústria e estimular a inovação no estado, e Rodrigo Zwertsch, Innovation Delivery Manager da Beta-i, que trouxe a experiência do programa Blue Rio, voltado à economia azul em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro.
No período da tarde, o debate se voltou para a captação de recursos, com a participação de José Luís Pinho Leite Gordon, diretor do BNDES, e Henrique Vasquez, gerente da Finep, que abordaram mecanismos de apoio ao desenvolvimento produtivo, inovação e comércio exterior. Em seguida, a especialista Mabel Alvarado, da empresa Alcance, apresentou estratégias para a elaboração de projetos de captação de recursos.
Encerrando as atividades do primeiro dia, os participantes se reuniram na oficina “Dificuldades em Pauta”, momento voltado à troca de experiências sobre os desafios enfrentados no dia a dia das companhias estaduais no que diz respeito à inovação e ao ESG.
Na sexta-feira (05), os participantes realizaram uma visita técnica a Estação de Tratamento de água do Guandu.