Por Letícia Carvalho, G1 DF

15/11/2017 17h21 

Céu limpo predomina há três dias; até domingo, previsão é de céu parcialmente nublado. Nesta quarta, Descoberto tinha 6,5%, e Santa Maria, 22,7% do volume total.

A “trégua” dada pelas chuvas fortes no Distrito Federal no início desta semana fez com que o nível dos reservatórios de água voltasse a cair. Na tarde desta quarta-feira (15), o reservatório do Descoberto operava com 6,5% do volume total – abaixo das previsões da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa) para o mês, de 12%.

Desde o dia 8 deste mês, a capacidade do Descoberto começou a apresentar sinais de recuperação, passando de 5,8% para 6,9% nesta última segunda-feira (13). No entanto, a partir desta terça, o reservatório passou a exibir índices mais baixos. Com a estiagem, a medição do Santa Maria também caiu: de 23% na segunda para 22,8% na terça e 22,7% nesta quarta.

De acordo com a meteorologista consultora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Ingrid Peixoto, até o fim desta semana, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuvas isoladas.

“Agora, tivemos uma trégua (…) Não estamos esperando um volume de chuva significativo. O cenário de chuva será potencializado na próxima semana, devido a uma frente fria que vem da região Sul.”

Chuva farta

Mesmo com a trégua aparente, o volume de chuvas no DF, em novembro, é considerado “acima da média”. Até as 15h desta quarta, as estações do Inmet tinham contabilizado 168,3 milímetros de chuva no Distrito Federal, em novembro. O valor corresponde a 73% da média histórica para o mês, que é de 231,1 milímetros.

“É provável que vamos fechar o mês com o volume de chuva acima da média. Estamos otimistas”, disse a meteorologista.

Moradores da Asa Sul registraram, nesta quarta, chuviscos em algumas quadras da região. Apesar dos relatos, a umidade relativa do ar mínima no DF foi de 50% – bem acima dos valores registrados em outubro –, e temperatura máxima de 30 ºC.

plugins premium WordPress