Vazamentos que ocorrem em residências são um problema silencioso que requer atenção e urgência para ser solucionado. Geralmente, só se tem conhecimento quando a conta de água chega no mês seguinte trazendo um salto no consumo. Em muitos casos, a primeira reação é achar que a companhia de saneamento cometeu um erro de aferição, o que pode levar ao agravamento do problema e aumentar o tempo do desperdício. Confira algumas formas de descobrir vazamentos e se prevenir deles.

  1. Fique atento a torneiras e chuveiros, conferindo se estão bem vedados. Geralmente, a solução está em uma simples peça de vedação, como a carrapeta da torneira, que pode estar desgastada.
  2. Para saber se o problema está no vaso sanitário, coloque um pouco de borra de café no fundo. O ideal é que a borra permaneça ali. Se isso não acontecer, é devido à movimentação da água no local, causada por um vazamento.
  3. Vazamentos em paredes geralmente deixam manchas e umidade. Por isso, é necessário ficar de olho na coloração das paredes da sua casa.
  4. Se estiver desconfiado de vazamentos, realize o teste do hidrômetro: feche todas as torneiras e registros internos durante uma hora. Marque a localização do ponteiro e verifique novamente ao final do tempo. Se apresentar alterações, há desperdício de água.
  5. Outro ponto a observar é a boia da caixa d’água. Muitas vezes os defeitos nesse equipamento produzem extravasamentos que não são externados pelo extravasor da caixa d’água. Revisões semestrais, quando da rotina de limpeza da caixa d´água, são importantes.
  6. A conta de água é um dos maiores indícios de vazamentos. Por isso, sempre acompanhe a média de consumo da sua casa. Dessa forma, se houver alterações, é possível que seja algum vazamento. Assim que detectar, procure sua concessionária.

Se você identificar algum vazamento e quiser consertá-lo, é necessário agir da maneira correta. Afinal, quebrar a parede no lugar errado pode danificar a estrutura e aumentar o problema. O mais recomendado é contratar um profissional especializado, pois ele possui os equipamentos adequados, como máquinas que detectam barulhos e até microcâmeras para visualizar os vazamentos.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores