Unidades do Tocantins investem em inclusão de pessoas com deficiência

No estado do Tocantins, a BRK Ambiental avança com mais uma iniciativa de inclusão e acessibilidade para seus clientes. Atendentes da concessionária em Palmas (TO) passarão por um curso para aprender a Linguagem Brasileira de Sinais, que é a segunda língua oficial do Brasil.

O Curso de Capacitação em Libras, a ser realizado pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), terá carga horária de 40 horas, com conteúdo focado em atendimento ao público, com especificidades nos serviços de saneamento básico prestados pela BRK Ambiental.

Para Rodrigo Lacerda, gerente operacional da BRK Ambiental no estado, a iniciativa reforça a vontade de tornar o atendimento da empresa mais receptivo. “É uma questão de proporcionar o melhor atendimento de forma que todos os nossos clientes possam ser bem recebidos, receber orientações, conversar com nossos atendentes sem que a língua seja uma barreira”, frisa.

Fatura em braile

No início do mês passado, a BRK Ambiental também iniciou o serviço de emissão de fatura em braile no estado, em parceria com a Coordenação de Educação Inclusiva e Diversidade do IFTO, garantindo a acessibilidade e a independência destes clientes.

Para o presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Tocantins, Euler Rui Barbosa, a iniciativa deve inspirar outros prestadores de serviço. “A BRK Ambiental tem uma atitude que é motivadora para que outras instituições sigam o exemplo e promovam cidadania”, afirma.

Barbosa, que é advogado e professor, é cego e considera que, em meio ao universo de possibilidade de comunicação, as iniciativas de inclusão merecem ter mais destaque. “A fatura em braile é um ótimo exemplo. Ela ajuda a pessoa cega a se comunicar de forma independente. É preciso romper as barreiras arquitetônicas, de comportamento e também de comunicação e acesso à informação”, avalia.

Como ter acesso?

Para receber a fatura em braile, o cliente pode entrar em contato com a empresa através do telefone 0800 6440 195 e informar que deseja receber a fatura traduzida para o braile e solicitar o cadastro. No atendimento presencial da empresa em Palmas, localizado nos prédios do Resolve Palmas de Taquaralto e da Avenida JK, também é possível solicitar o serviço e tirar dúvidas.

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