saopaulo.sp.gov.br
27/10/2020

Todos os eventos da Brazil Water Week, que ocorre até o dia 30 de novembro, são realizados em plataforma digital

O Governador João Doria, o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e o Presidente da Sabesp, Benedito Braga, participaram nesta segunda-feira (26) da abertura da Semana da Água no Brasil (Brazil Water Week), o mais importante evento internacional sobre água realizado no Brasil.

“Gostaria de reafirmar o compromisso do Governo de São Paulo com os temas ambientais, entre eles o cuidado com a água, com o saneamento e com o abastecimento de qualidade, além da preservação ambiental. O Governo de São Paulo possui a terceira maior empresa de saneamento do mundo, a Sabesp, fazendo com que o Estado de São Paulo seja a região com os melhores índices de abastecimento de água do país. Por isso, acredito que teremos bons temas para discussão durante o evento Brazil Water Week”, disse o Governador João Doria, durante a cerimônia de abertura.

Também estiveram presentes ao evento online Loïc Fauchon, Presidente do Conselho Mundial da Água; Dhesigen Naidoo, CEO da Water Research Commission; Christianne Dias Ferreira, Diretora da ANA (Agência Nacional de Águas); e Alceu Guérios Bittencourt, Presidente nacional da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental).

“No Governo João Doria, a questão da infraestrutura e do meio ambiente foi colocada de uma maneira conjunta e não de forma antagônica. As ações da infraestrutura do governo para a despoluição do Rio Pinheiros até 2022 são um exemplo de como a somatória de esforços e dedicação podem fazer a diferença”, afirmou o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido.

No Brasil, quase 34 milhões de pessoas não possuem acesso à água potável, e perto de 100 milhões, à rede de coleta de esgotos. Preocupada com esse cenário, a Sabesp é uma das patrocinadoras da Semana da Água no Brasil e entende que os debates promovidos são importantes para alertar governantes, empresas e sociedade civil para a importância do desenvolvimento sustentável através do saneamento, com foco no ODS 6 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, da ONU): Água Potável e Saneamento. O evento também promove interação entre especialistas de países da Europa, América, África e Ásia e permite troca de experiências e conhecimento de novas tecnologias.

“É importante destacar que esse debate sobre o saneamento não pode ser realizado em separado da boa gestão dos espaços urbanos. O saneamento, que envolve o abastecimento de água, a coleta e o tratamento de esgotos, a destinação final dos resíduos sólidos e a drenagem urbana, precisa ser pensado de forma integrada e articulada com as políticas de habitação, transporte e o estímulo às atividades econômicas”, pontuou Benedito Braga.

Serviços

A Sabesp tem compromisso com a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto e é responsável por cerca de 30% do investimento feito no setor em todo o Brasil. Os investimentos públicos e privados em infraestrutura, saneamento entre eles, têm um papel fundamental na indução do crescimento econômico. A Sabesp vem dando sua contribuição: mantém o nível de seus investimentos anuais acima dos R$ 4,0 bilhões.

Atualmente o índice de pessoas com abastecimento de água é próximo de 100% nos municípios atendidos pela Sabesp, sendo que a cobertura da coleta de esgoto é de 91%, e o tratamento de esgoto, 78%.

Investimentos feitos pela Companhia em programas estruturantes foram responsáveis por esse resultado, entre os quais o Projeto Tietê, que já levou coleta e tratamento de esgoto a mais de 11 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo; o Onda Limpa, maior programa de saneamento do litoral brasileiro que beneficia mais de 4,5 milhões de pessoas na Baixada Santista e no Litoral Norte; e o Programa Novo Rio Pinheiros, que vai ampliar o saneamento a cerca de 533 mil famílias de São Paulo, Taboão da Serra e Embu das Artes.

Todas essas ações, além de garantirem mais saúde para a população, contribuem diretamente para a preservação do meio ambiente, como a melhoria da qualidade das águas dos rios Tietê e Pinheiros (e seus afluentes) e também das praias.

Ações como os programas Água Legal e Se Liga na Rede, da Sabesp, são essenciais para garantir a famílias de baixa renda água tratada e acesso à rede de coleta de esgoto. Pelo Água Legal, desde 2016 a Companhia já regularizou 130 mil ligações, garantindo água de qualidade para 455 mil pessoas. Já o Se Liga na Rede conecta imóveis à rede de esgoto sem nenhum custo para o cidadão: desde 2011, início do programa, mais de 100 mil pessoas foram beneficiadas com mais de 29 mil novas conexões de esgoto.

Inscrições e programação

Os eventos da Brazil Water Week são todos realizados em plataforma digital e organizados pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). A programação acontece de 26 a 30 de outubro, das 9h às 18h30 (inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico https://www.brazilwaterweek.com.br/inscricoes).

Além desse calendário oficial, ocorrem sessões especiais gratuitas que tiveram início em 20 de outubro e se estendem até o dia, com transmissão no canal do YouTube da ABES (inscrições em https://www.brazilwaterweek.com.br/sessoes-especiais).

Ao longo da semana, profissionais da Sabesp compõem outros painéis da Semana da Água no Brasil para falar de assuntos regulatórios do setor, parcerias público-privadas e outras modalidades de contrato, redução de perdas de água, iOT, saneamento em áreas irregulares e a importância do engajamento da população na preservação dos recursos naturais por meio do saneamento.