Sanesul se prepara para consolidar a primeira Parceri Público-Privada

Portal do Saneamento Básico
03/09/2020

A empresa parceira da Sanesul será conhecida em setemb com essa iniciativa, MS poderá ser o primeiro Estado Brasil e universalizar o saneamento

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul – SANESUL está prestes a rmar a sua primeira Parceria Público Privada (PPP). A empresa parceira da Estatal será conhecida em setembro, durante o leilão virtual do processo licitatório a ser realizado pela Bolsa de Valores de São Paulo.

modelagem econômico-financeira proposta pela companhia, já apresentada ao mercado, surgiu de um estudo minucioso sobre o aporte existente na Sanesul. Empresas que fizeram o credenciamento, desde o início de Junho/2020, fazem visitas técnicas nas instalações operacionais dos municípios atendidos.

A vencedora vai, junto com a Sanesul, operar o sistema de esgotamento sanitário em 68 cidades do Estado de Mato Grosso do Sul por 30 anos. A expectativa é de que, em até 10 anos, todas elas já tenham coleta e tratamento do esgoto doméstico ao máximo de cobertura, ou seja, o serviço esteja universalizado.

Investimento na Sanesul

A previsão é de uma injeção direta de pelo menos RS 3,8 bilhões no sistema de esgotamento sanitário de MS.

O Projeto de PPP deve gerar importantes benefícios, tais como: a modernização dos sistemas de esgoto já existentes; melhorias na saúde pública com a redução da incidência de doenças; atração de novos investimentos todas as regiões do Estado o que gera emprego e renda; valorização dos espaços urbanos; preservação do m ambiente.

Além disso, com essa parceria, Mato Grosso do Sul poderá ser o primeiro Estado brasileiro a universalizar os s sistemas de saneamento.

Universalização dos Serviços

Com 41 anos de atuação, a Sanesul já atingiu a universalização do fornecimento da água tratada nas localidadades operadas. Agora, o compromisso é manter a boa gestão dos recursos hídricos e aumentar progressivamente o de cobertura de esgotamento sanitário.

“A Sanesul vive um momento especial e sai na vanguarda com projetos e investimentos, destaca no cenário nacional. Com a antecipação de investimentos projetada na PPP, vamos cumprir com nossa Missão Institucional, garantindo para a população o acesso ao saneamento básico e mel qualidade de vida. Ter o saneamento universalizado é alcançar um patamar superior e ter comprometimento com o futuro”, destaca o diretor presidente Walter Carneiro Junior.

Fonte: A Crítica.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?