Sanesul investe R$ 1,4 bilhão em obras de saneamento no Estado

Enfoque MS
17/05/2021

Por Lúcio Borges

A Sanesul executa obras de saneamento em praticamente todas as cidades onde opera: são 128 localidades, sendo 68 municípios e 60 distritos, que recebem investimentos constantemente. A Companhia nunca para e o Estado de Mato Grosso do Sul cresce assim como a demanda por ampliação dos sistemas de abastecimento de água tratada e de coleta e tratamento do esgoto doméstico.

Na atual gestão do Governo do Estado, de 2015 a 2022, entre obras concluídas, em execução, e a executar no próximo ano, o valor de investimento chega em R$ 1.407.190.069,23, aplicado integralmente no saneamento dos municípios atendidos pela Companhia.

São dezenas de obras. E são muitos recursos, grande parte da própria empresa que reinveste nos municípios por meio de programas de incentivo ao saneamento como o Programa Avançar Cidades; e outros capitalizados por meio de convênios como com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que tornou possível a construção de estações de tratamento de esgoto e a execução de centenas de km de rede de esgoto.

OBRAS – Apenas nos últimos dois anos, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul bateu um record de investimentos, maior volume de obras na sua história. São 30 obras em fase de planejamento, projeto e orçamento; mais 30 obras em fase de licitação; 45 obras em execução; e outras 75 já entregues para a população sul-mato-grossense.

ÁGUA PARA TODOS – Com a oferta de água tratada já universalizada e disponível para toda a população, a Companhia de Saneamento de MS faz investimentos para melhorar a infraestrutura existente e aplica na prevenção e em tecnologia para aperfeiçoar o sistema de produção, distribuição e monitoramento da água.

UNIVERSALIZAÇÃO DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO – Para garantir o acesso ao tratamento do esgoto de cada família sul-mato-grossense, a Sanesul e o Governo do Estado investem fortemente nas obras que ampliam a quantidade de rede de coleta do esgoto nas cidades onde já fazem o tratamento.

Obras em DouradosAo mesmo tempo, investe na implantação de rede de coleta nos municípios que ainda não utilizavam o serviço. O objetivo agora é atingir o índice ideal de cobertura no Estado. Mato Grosso do Sul está no caminho da universalização podendo ser o primeiro Estado brasileiro a atingir tal objetivo.  

MAIS INVESTIMENTOS – Em 2021, a empresa deu início ao trabalho com a Parceria Público-Privada (PPP), que veio para somar investimentos e realizar obras a fim de universalizar o esgotamento sanitário no Estado em até 10 anos. São outros e novos recursos que chegam para contribuir nessa meta ousada que o Governo Estadual e a Companhia abraçaram. É um compromisso assumido com a população em que ambos têm um único objetivo, o de promover mais qualidade de vida, mais saúde, dignidade e melhores índices na educação, além do desenvolvimento das cidades com a valorização imobiliária, preservação do meio ambiente, atração de investimento, entre outros benefícios. 

Fonte: Ascom Sanesul

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?