Portal Saneamento Básico
21/05/2021

A SANESUL é concessionária dos serviços públicos de saneamento (água e esgotamento sanitário) em 68 Municípios e 60 Distritos de Mato Grosso do Sul. 

Com 128 sistemas em funcionamento, é preciso ter um bom controle das variáveis de planejamento e gestão, dado aos enormes desafios enfrentados e que exigem abordagens de políticas públicas adequadas às diversas realidades urbanas, sociais e ambientais de cada sistema de abastecimento de água.

“Consciente da sua responsabilidade com relação à situação de escassez dos recursos hídricos e com foco na busca de maior eficiência operacional, em 2017 a Companhia decidiu intensificar esforços na construção de um Plano Diretor de Redução de Perdas de longo prazo. O objetivo é garantir a continuidade das ações planejadas para o enfrentamento de controle das perdas de água em grandes sistemas de abastecimento”, explica Onofre Assis de Souza – Diretor Comercial e de Operações da Sanesul.

O Novo Marco do Saneamento definiu metas de universalização para garantir o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgoto, até 31 de dezembro de 2033, assim como definiu metas quantitativas de não intermitência do abastecimento, de redução de perdas e de melhoria dos processos de tratamento.

Contrato de performance

Buscando por alternativas eficientes para atingir todas as metas estabelecidas, a empresa encontrou no Contrato de Performance uma solução eficiente.

Acompanhando os bons resultados obtidos por outras companhias nacionais, a Sanesul resolveu adotar essa nova modelagem de contrato. É uma iniciativa inédita na Sanesul que vai beneficiar primeiramente Dourados, maior município do interior de Mato Grosso do Sul e que está entre os 150 maiores do Brasil, além de ser o 9º da região Centro-Oeste do país. Pela estimativa, a cidade de Dourados tem hoje 220.965 habitantes (Fonte: IBGE – Cidades 2018). “A partir dos resultados obtidos em Dourados, a proposta será ampliada para outros sistemas de abastecimento do Estado”, comentou o diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr.

O Contrato de Performance é um modelo inovador onde a remuneração está vinculada ao desempenho e aos resultados obtidos pela contratada, quanto à recuperação do volume de água perdido no sistema de distribuição.

Deste modo, a Companhia de Saneamento de MS – Sanesul assinou o contrato com o consórcio ENOLOG, formado pelas empresas ENOPS Engenharia de São Paulo e LOG Engenharia de Mato Grosso do Sul, com investimento de R$ 44.800.000,00 e foco na redução das perdas de água física e aparente na cidade em pelo menos 15% sobre os indicadores atuais, visando melhorar a eficiência do abastecimento de água no município de Dourados.

Serviços contratados para Dourados

O escopo do projeto compreende serviços de engenharia visando aumento da eficiência operacional com redução do volume perdido no sistema de distribuição, implantação de cadastro técnico inteligente (georreferenciado), macromedição, micromedição, atuação e monitoramento das ligações com fraude e inativas, setorização, pesquisa e controle ativo de vazamentos, renovação da infraestrutura (18 km de redes de reforço – anéis primários e troca com padronização de 16.000 ramais prediais).

“E mais, a implantação de 25 válvulas redutoras de pressão (VRPs), implantação de DMCs com operação por telemetria”, detalha o engenheiro Eugênio Barbosa Fonseca – Assessor Técnico da Diretoria Comercial e de Operações.

Além disso, fará levantamento e conhecimento de informações e dados utilizando indicadores de desempenho da IWA, para elaboração de diagnóstico operacional e de perdas com simulação hidráulica, a fim de obter o projeto executivo e fornecimento dos insumos para implantação das intervenções. “Ao final do projeto estará garantida a eficiência e a segurança operacional do sistema de abastecimento de água de Dourados, com a entrega dos resultados planejados, pois o contrato atualmente em andamento comprova isso por meio dos serviços iniciais”, acrescenta o Engenheiro Elthon Teixeira – Gerente de Desenvolvimento Operacional da Sanesul.

O diretor Onofre Assis destacou a importância do modelo de contrato escolhido. “Nos contratos de performance a empresa contratada precisa estar comprometida com a eficiência e entrega de resultados. Uma das características é dar rapidez na execução das obras e serviços. É um grande passo para a modernização da empresa, servindo de exemplo para futuras contratações”.

A Sanesul passa por uma transformação nos serviços de esgotamento sanitário, agora chegou o momento de inovar também na operação da água.  

Ainda de acordo com o Eng.º Elthon, “o contrato de performance se beneficia do melhor da especialidade da área técnica de operação da Sanesul que, durante um ano, fez um levantamento de campo, determinou os índices que representam a característica de qualidade da infraestrutura existente em Dourados e, a partir destes resultados, pode definir um projeto amplo com ações especificas para o Sistema de Abastecimento de Água da cidade com precisão dos resultados possíveis de serem alcançados”.

A qualidade técnica da Sanesul se une com a empresa parceira que tem a expertise em obras de redução de perdas e coloca a mão de obra necessária para implantação delas. “A contratada recebe o valor integral contratado se atingir o resultado mínimo estipulado. É um modelo  benéfico para ambas as partes. Assim, as ações realizadas trazem resultados duradouros, sem a necessidade de inchar o quadro da Sanesul e com rapidez e garantia de que a contratada executará integralmente os serviços contratados”, completou o engenheiro.

Benefícios para a população

Por meio de diversas ações, a Sanesul tem desenvolvido melhorias significativas na região de Dourados. A empresa tem feito obras de padronização de rede, setorização, interligações e implantando adutoras, tudo para otimizar o abastecimento dessa importante cidade de Mato Grosso do Sul. Na atual gestão do governo do estado, apenas em melhorias no fornecimento de água tradada, a Sanesul tem investido cerca de R$ 169,5 milhões de reais em Dourados.

Fonte: Enfoque MS.