Sanesul desenvolve projeto de Educação Ambiental em Saneamento no MS

Empresa está desenvolvendo ações de mobilização social e de educação ambiental em municípios com obras de ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário

Por Assessoria de Comunicação da Sanesul

26/06/2019 12:04:46   

Capacitação sobre Educação Ambiental na sede da Sanesul

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) está com diversas obras em execução. Nos municípios em que estão sendo feitos trabalhos de ampliação do sistema de esgotamento sanitário com recursos do Programa Avançar Cidades, a estatal tem iniciado as ações de Mobilização Social e de Educação Ambiental em Saneamento.

De acordo com a Gerência de Meio Ambiente da Sanesul (Gemam), em um primeiro momento foi realizada a intervenção preliminar, com o objetivo de conhecer a população beneficiária, através de aplicação de questionários quantitativos e qualitativos por uma amostra da população.

Agora estão sendo realizados treinamentos teóricos e práticos com os técnicos sociais da Empresa Contratada com a finalidade de uniformização de procedimentos e nivelamento de conhecimento sobre o trabalho a ser realizado.

A capacitação teórica abrange o conceito de saneamento, saúde, meio ambiente, entre outros, além da teoria e prática do projeto técnico social. Já o treinamento prático é realizado na área onde ocorreu ou irá ocorrer a obra. Serão realizadas visitas ao canteiro de obra, ao sistema de esgotamento sanitário e sistema de abastecimento de água do município e às dependências da Unidade local.

Após a devida capacitação, as ações de acompanhamento e gestão social da intervenção serão iniciadas, tais como visitas domiciliares, em que o técnico social deverá informar sobre o funcionamento do sistema de esgoto e da correta interligação à rede coletora e tratamento final, palestras para a população da área de projeto, com temas relativos a saneamento ambiental, meio ambiente e cidadania.

Durante a execução desse Projeto Técnico Social também serão realizadas ações de desenvolvimento socioeconômico como curso de capacitação e/ou aperfeiçoamento e campanha educativa com a população infantojuvenil.

Até o momento já foram realizadas capacitações teóricas e práticas nos municípios de Paranaíba, Chapadão do Sul, Ponta Porã, Amambaí, Antônio João, Paranhos.

Nesta quarta-feira (26) está sendo realizado, em Campo Grande, na Sede da Sanesul, o último treinamento teórico com os técnicos sociais que irão executar as atividades nos demais municípios.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?