Sanesul compra novos equipamentos para análises de esgoto

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul investiu recentemente R$65.636,25 na compra de 15 equipamentos que são utilizados para medir o pH (índice de acidez ou alcalinidade) e a temperatura das amostras de esgoto bruto e após as etapas de tratamento. Esse investimento foi feito com recursos próprios da Sanesul.
Segundo o gerente de Sistemas de Esgotamento Sanitário da Sanesul, Mario Augusto Loureiro Leites, “esses equipamentos são importantes, pois permitem aos técnicos de saneamento terem condições de desempenhar suas atividades relacionadas com o controle operacional das estações, de acordo com a legislação ambiental vigente”, explicou ele.
Os novos equipamentos já foram encaminhados às estações de tratamento de esgoto da Sanesul e os funcionários que irão operar os equipamentos também receberam treinamento adequado, como é o caso do técnico de saneamento Celso Ferreira Alves Junior, da Sanesul em Aquidauana.
“Foi um treinamento satisfatório, ainda mais agora que está sendo implementada uma nova tecnologia.
Acredito que contribui, de certa forma, para a eficiência do sistema de tratamento, garantindo a qualidade dos parâmetros analisados”, disse o técnico de saneamento.
De acordo com a engenheira civil da Sanesul, Luciara Helena de Oliveira Perruzi, nos laboratórios operacionais das estações de tratamento de esgoto da empresa são feitas análises a cada duas horas, todos os dias da semana.  Ao todo, são analisadas 10.080 amostras ao mês.
“As informações coletadas nos auxiliam na tomada de decisões operacionais, como a necessidade de correção de pH para que os processos de decomposição aconteçam adequadamente. Servem também para que possamos determinar o melhor momento para realizar uma descarga de lodo ou ainda saber quando alguma rotina precisa ser adaptada”, disse ela.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sanesul

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores