Sanepar se prepara para analisar oportunidades em outros Estados e no exterior

Valor Econômico
10/08/2020

Por Taís Hirata

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está se preparando para analisar novas oportunidades de mercado, em outros Estados e no exterior, mas ainda não há nada concreto, segundo o diretor-presidente, Claudio Stabile.

Há um grupo trabalhando há um ano nesse tema e está maduro, mas estamos falando em campo hipotético”, disse, em teleconferência com analistas, nesta segunda-feira.

Recentemente, o governo conseguiu aprovar um projeto de lei permitindo a expansão da atuação da companhia – uma resposta à aprovação do novo marco legal do setor, que deverá ampliar a competição do mercado.

“Não dá para ficar fora dessas novas oportunidades que estão surgindo” , afirmou o executivo, que disse que ainda não há nenhum alvo que possa ser divulgado.

Rodízio de água

A Sanepar, que tem enfrentado uma forte seca no Estado do Paraná, deverá prolongar as medidas de rodízio de abastecimento de água na região metropolitana de Curitiba por ao menos mais quatro meses, segundo o diretor de meio ambiente, Júlio Gonchorosky. Além disso, as medidas poderão aumentar.

“Atualmente estamos em sistema de rodízio de 1 [dia sem água] para 4 [com água]. É uma operação complexa. Contudo, as chuvas não estão ocorrendo, a previsão é de chuvas abaixo da média. Estamos estudando um aumento do rodízio, que deve se estender pelos próximos quatro meses”, disse o executivo.

“Vão ser feitas uma série de ações para a redução de demanda, para chegarmos até a época das chuvas. Contudo, ao longo do verão, terão que haver ações para armazenar água para o próximo período seco”, afirmou.

A meta da companhia é chegar a março do ano que vem – quando se inicia uma nova temporada seca – com ao menos 70% do nível dos reservatórios. Os executivos se dizem confiantes quanto ao atingimento desse patamar, mas afirmam que tudo vai depender das condições climáticas.

Até o dezembro deste ano, a Sanepar pretende finalizar a obra da barragem do Miringuava, na região metropolitana de Curitiba. Com isso, a expectativa é ampliar a capacidade de armazenagem de água durante o verão.

 

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?