Sanepar realiza obras no sistema de abastecimento de Ponta Grossa (PR) neste domingo

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está executando obras de melhorias e de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Ponta Grossa (PR). Essas obras incluem a construção de um novo reservatório, com capacidade para 5 milhões de litros de água, interligações e implantação de 39 quilômetros de adutoras de água. Estas adutoras (redes de grande porte) conduzem a água da estação de tratamento aos bairros, aumentando a disponibilidade de água tratada à população. O investimento total é de R$ 19.919.000,00 e mais de 156 mil pontagrossenses serão beneficiados.

Para dar continuidade a essas obras, será necessário fazer uma interrupção no abastecimento de água no próximo domingo (24). Serão três frentes de trabalho simultâneas a partir das 8 horas. Os serviços devem ser concluídos até as 14h. Durante esse período, 39.786 ligações terão o fornecimento de água interrompido (veja abaixo e no mapa os locais que serão afetados). O sistema deve voltar a operar às 16h, mas a água chega aos imóveis gradativamente a partir deste horário até a segunda-feira (25).

O gerente geral da Sanepar em Ponta Grossa, Fabio Leal Oliveira, explica que “é necessário interromper o abastecimento para a realização das obras porque não é possível interligar as redes e o reservatório com o sistema operando”. Ele ressalta que essas melhorias irão aumentar em até 50% a vazão disponibilizada nos bairros listados.

A Sanepar informa, também, que haverá novas paradas de abastecimento, de igual ou de menor porte, até a conclusão das obras, prevista para setembro de 2018. Essas interrupções e intervenções sempre serão avisadas com antecedência, para que a população possa se programar e tomar medidas de economia e uso racional da água.

RESERVAÇÃO DOMICILIAR – O gerente da Sanepar recomenda a instalação de caixas d’água nos imóveis. “A Sanepar opera 24 horas por dia e, periodicamente, precisa fazer manutenções preventivas, interligações, ampliações. Uma caixa d’água de 500 litros é o suficiente para atender uma família de até quatro pessoas por um dia. Então, quem tem caixa d’água não é afetado por esses serviços de manutenção e melhorias porque está com reservação suficiente”, enfatiza.

FRENTES DE TRABALHO – Uma das equipes estará na Estação de Tratamento de Água (ETA) Alagados-Pitangui, na Rua Conrado Pereira Ramos, entre a Avenida Monteiro Lobato e a Rua Antônio Rodrigues de Teixeira Júnior, no Jardim Carvalho. “Ali, será desativada a rede que leva água para Setor Los Angeles para operacionalização de uma saída dupla, interligando a rede operacional e a rede de reforço de abastecimento de água executada pela obra”, explica o coordenador de Redes da Sanepar, Freddy Valdívia.

Uma segunda equipe estará na Rua República de São Salvador, cruzamento com a Rua Marquês de Olinda, para fazer interligação entre a atual linha de abastecimento do Setor Los Angeles à rede de reforço de abastecimento de água executada pela obra.

Já a terceira equipe estará na Rua Maria Margarida Zagonel Slaviero, onde fica o Reservatório Los Angeles, para interligar a terceira câmara do reservatório, que está sendo construída e tem capacidade de 5 milhões de litros, às outras duas câmaras já existentes e em operação.

LOCAIS AFETADOS – Veja a lista dos bairros que podem ser afetados com as obras do próximo domingo: Jardim Los Angeles, Núcleo Jardim Califórnia, Alfredo Pedro Ribas, Estrela Augusta, Senador Flávio Correia Guimarães, Jardim Barcelona, Parque Dom Pedro l, Madureira, Vila Hilgemberg, Nova Rússia, Jardim América II, Profª Julia Rosas, Graciano Antunes, Colômbia, Felicidade 1 e 2, Cristina, Madalena, São Miguel, Santo Antônio, Clock, Lina, Parque Nossa Senhora das Graças, Jardim Mezomo, Isabel, Jardim Monte Carlo, Jardim Eldorado, Jardim Jacarandá, Jardim Bela Vista, Leila Maria, Esplanada, Núcleo Nossa Senhora das Graças, Moradas, Terra Nova, Santa Paula, Jardim Jansen, Santa Paula Velha, Conjunto Verona, Rebita, Jardim Araguaia, Dom Bosco, Jardim Panorama, San Marino, Maracanã, Raquel, Parque Auto Estrada, Santa Terezinha, Ricci, Roma, Athenas, Jardim Itapoá, Gralha Azul, Buenos Ayres, Shangrilá, Monte Belo, Jardim Canaã, Parque Bonsucesso, Bela Vista, Dalabona, Três Rios, Jardim Manacás, Estrela do Norte, Núcleo Santa Luzia, Jardim Residencial Scheiffer, Congonhas, Jardim Sabará, Belo Horizonte, Jardim Planalto, Ildemira, Jardim Boa Vista, Portal Boa Vista, Borato, Parque do Café, Jardim Vitória, Alto da Colina, Portal do Norte, Real, Núcleo Boreal, Periquitos, Romana, Santa Edwiges, Taquari dos Polacos, Cristo Rei, São Lucas, Vila Rural Campos Verde, Vila Rural Princesa Dos Campos, Bocaina, Campos Elíseos, Jardim Atlanta, Bom Retiro.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores