Sanepar promove ação ambiental em Santo Antônio da Platina, no interior do Paraná

Várias entidades participam de atividades que visam a preservação dos recursos hídricos

Por Assessoria de Comunicação da Sanepar

Nesta quarta-feira, 23, foram abertas covas para plantio de mudas

Uma ação coletiva de preservação ambiental do Ribeirão da Aldeia, em Santo Antônio da Platina, recolheu nesta terça-feira (22) cerca de 16 toneladas de lixo às margens do ribeirão. Na quarta-feira, 23, estão sendo abertas covas para o plantio de árvores. E, nesta quinta-feira, 24, alunos do Colégio Estadual Edith de Souza Prado de Oliveira participam do plantio de 500 mudas para composição de mata ciliar. Todas as atividades estão sendo feitas num trecho de 2,6 km de extensão, a partir da nascente do Ribeirão da Aldeia.

A iniciativa partiu da Gerência Regional da Sanepar que mobilizou diversas entidades para o trabalho. Além da equipe da Sanepar, estão participando o Tiro de Guerra, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação de Promoção Humana Platinense, o Colégio Estadual Edith de Souza Prado de Oliveira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores.

O gerente regional da Sanepar, Juarez Wollz, explica que o trabalho de revitalização e recomposição de mata ciliar do ribeirão visa a preservação dos recursos hídricos. “Todos se empenharam bastante. É fundamental que a comunidade entenda que a responsabilidade pelos cuidados com os recursos hídricos é coletiva”, disse.

Participantes da coleta de lixo às margens do Ribeirão da Aldeia

O lixo recolhido foi levado para a Promoção Humana, que fará a separação do material para dar a destinação correta a cada material. “A maior parte do lixo coletado ali é reciclável, o que mostra o quanto ainda a comunidade precisa aprender a cuidar do meio ambiente”, reforçou Juarez.

MAIS ATIVIDADES – A Sanepar está também catalogando as ligações clandestinas de esgoto, que acaba sendo lançado de forma irregular no Ribeirão da Aldeia. “Onde não há rede coletora, vamos fazer um levantamento topográfico para planejar a implantação da rede. No domingo (27), como abertura da Semana do Meio Ambiente, haverá passeio ciclístico, o EcoBike, com saída da sede administrativa da Sanepar (Rua Marechal Deodoro, 373), às 9 horas, até a Estação de Tratamento de Esgoto Boi Pintado. O percurso é em torno de 4 km.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores