Sanepar inicia obra de transposição do Rio Capivari, em Curitiba

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) deu início à obra de transposição do Rio Capivari, no município de Colombo/PR, que irá adicionar 713 litros de água por segundo à Barragem do Iraí – estrutura que é parte do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC).

Essa obra, que irá reforçar o abastecimento de água na Região Metropolitana de Curitiba, estava prevista no Plano Diretor do SAIC para implementação apenas em 2025. Entretanto, por conta da crise hídrica, a Sanepar está antecipando parte do projeto. A previsão é que obra seja concluída em até 180 dias.

Informações sobre a obra

Entre as obras antecipadas pela Sanepar, estão a construção da captação no Rio Capivari e da estação elevatória de água bruta que fará o bombeamento da água até o Rio Timbu. Após chegar ao Rio Timbu, a água bombeada vai para a Barragem do Iraí, sendo, em sequência, tratada nos sistemas Iraí e Iguaçu.

No processo de captação e transposição da água, serão necessários quatro motores de 850 cavalos. Duas frentes de trabalho estão trabalhando nesta parte, enquanto outras quatro frentes trabalham no assentamento de cerca de 10 quilômetros de tubulações (as quais possuem em torno de 1 metro de diâmetro). Um trecho de 57 metros da tubulação será executado por travessa, sob a rodovia da BR-476, utilizando técnica não destrutiva – que diminui a necessidade de escavações.

Concluída a fase de antecipação, a Sanepar dará continuidade ao projeto de construção da Estação de Tratamento de Água Capivari. As adutoras implantadas na transposição serão conectadas ao reservatório Monte Castelo (já existente) e ao futuro reservatório Roseira. As intervenções dessa etapa emergencial serão aproveitadas integralmente.

Crise hídrica no Paraná

Duas regiões do Paraná se encontram em estado de emergência hídrica. Na terça-feira (4), o governador Ratinho Junior assinou um decreto (válido por 90 dias) que reconhece a situação da Região Metropolitana de Curitiba e do sudoeste do Paraná.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no mês de abril de 2021 choveu muito abaixo da média, na maior parte do estado. Foi o mês mais seco dos últimos 23 anos em várias cidades paranaenses.

De acordo com a Sanepar, nesta terça-feira (4), o nível dos reservatórios encontrava-se em 53,5%. A situação é ainda pior na Barragem Iraí, que está apenas com 41,77% de sua capacidade, seguida das barragens Passaúna (54,17%), Piraquara I (61,45%) e Piraquara II (78,15%).

Por conta deste momento de fragilidade, a antecipação das obras da Sanepar, principalmente da transposição do Rio Capivari, é de extrema importância para a recuperação e o reforço do abastecimento hídrico da Região Metropolitana de Curitiba.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores