Sanepar, com Cohapar e Copel, investe para realizar o sonho da moradia no Paraná

Investimentos em conjuntos habitacionais de interesse social foram apresentados no 66.º Fórum Nacional da Habitação de Interesse Social

Por Assessoria de Comunicação da Sanepar

23/08/2019

Presidente da Sanepar fala sobre parceria da Companhia em empreendimentos de interesse social. Foto: Sanepar

Levar infraestrutura adequada de saneamento a áreas de regularização fundiária e em conjunto habitacionais de interesse social é dar dignidade às famílias carentes – disse o diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Claudio Stabile, durante o 66.º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Foz do Iguaçu (PR). Stabile lembrou que a Sanepar é uma grande promotora de saúde pública. “Isto evita que o poder público municipal, estadual ou federal gaste com doenças”, afirma.

Stabile participou do painel “A importância das Companhias de Energia e Saneamento nos programas de habitação de interesse social – Caso Estado do Paraná”, junto com o presidente da Cohapar, Jorge Lange, o superintendente da Cohapar, Kerwin Kuhlemann, e o gerente da Copel Marcelo Lemos.

No Paraná, mais de 60 mil casas foram construídas para atender famílias carentes desde 2011 dentro do programa de habitação de interesse social, liderado pela Cohapar. De acordo com Kuhlemann, a pareceria com as companhias de saneamento e eletricidade garantem infraestrutura necessária e adequada para o sucesso do programa. São investimentos que reduzem o custo para o futuro morador.

Em 2019, a Sanepar tem a previsão de investir mais de R$ 1,5 milhão em infraestrutura de moradias de interesse social. Além do acesso aos serviços de saneamento, as famílias também usufruem do benefício da Tarifa Social. “Isto significa que elas pagam em torno de R$ 15 por mês por 5 mil litros de água tratada de qualidade e coleta e tratamento do esgoto doméstico,” disse.

Stabile também ressaltou que essas ações refletem o compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentével (ODS). “Quando falamos em infraestrutura de saneamento e subsídios para famílias de baixa renda, estamos contribuindo para alcançar vários objetivos, como o que trata de água potável e saneamento (Objetivo 6), o de redução da desigualdade (Objetivo 10), o de tornar cidades e assentamentos humanos inclusivos, resilientes e sustentáveis (Objetivo 11) e o de acabar com a pobreza em todas as suas formas (Objetivo 1)”, afirma.

Ele destacou ainda que a Sanepar é uma empresa comprometida com a sustentabilidade e busca a união dos três setores da sociedade (público, privado e terceiro setor), fomentando parcerias e intensificando a disseminação do tema com o objetivo de causar impacto direto no desenvolvimento econômico sustentável do Estado.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores