Agência de Notícias do Paraná
26/04/2021

Companhia tem realizado várias ações, como desinfecção de hospitais, distribuição de água envasada, doação de equipamentos e insumos.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) tem sido presença ativa no auxílio ao combate à Covid-19 e no apoio à comunidade. Várias ações, como o transporte de álcool líquido, passando pela higienização de hospitais e doação de respiradores, marcam a atuação da empresa desde o início da pandemia.

A primeira ação, em colaboração com o Governo do Estado, foi em março de 2020. Diante da escassez de álcool em unidades de saúde, a Sanepar auxiliou na logística de transporte adequado do produto, doado pelas usinas Dacalda, de Jacarezinho, e Refriko, de Cambé. As indústrias disponibilizaram 30 mil litros de álcool líquido para a Secretaria do Estado da Saúde, e a Sanepar fez o transporte em caminhões-pipa, com escolta do Corpo de Bombeiros.

Também em março de 2020, a companhia passou a levar água envasada às unidades de saúde em todo o Estado. Atualmente, caixas com copos de água estão sendo distribuídas aos profissionais que atuam na vacinação contra a Covid-19. Até agora, foram entregues 8.707 caixas (417.936 copinhos) em hospitais, unidades de saúde e pontos de vacinação.

DESINFECÇÃO – Poucas semanas após a declaração de que a pandemia havia chegado ao Paraná, a Sanepar começou um amplo trabalho de higienização e desinfecção no entorno de hospitais públicos, unidades de saúde e instituições de longa permanência para idosos, locais considerados de maior vulnerabilidade para o contágio do coronavírus. Também foi feita a desinfecção do Centro de Distribuição da Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba.

A ação tem sido desenvolvida em parceria com os órgãos do Governo do Estado. É aplicado jato de hipoclorito diluído em água em superfícies no entorno das instituições, bem como nos pátios, chão, paredes e bancos. O hipoclorito é antioxidante e elimina o vírus onde o produto é aplicado. A iniciativa começou na capital paranaense e, em pouco tempo, foi estendida para outras cidades em todas as regiões do Paraná. Em um ano, foram feitas cerca de 800 sanitizações.

RESPIRADORES – Em março de 2021, a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) recebeu uma doação da Sanepar no valor de R$ 1 milhão. Os recursos foram destinados à aquisição de equipamentos e insumos para os hospitais afiliados que atuam no combate à Covid-19. Entre os itens adquiridos estão máscaras cirúrgicas, ventiladores pulmonares e monitores de monitorização de parâmetros do paciente.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destaca que a empresa está atenta às demandas que surgem durante a pandemia e respondido de forma positiva à solicitação do Governo para atuar de forma colaborativa.

“Esse é o momento de solidariedade. A Sanepar entende que só sairemos dessa situação se todos trabalharmos unidos. A nossa Companhia, pela própria natureza de seu trabalho, tem esse viés voltado ao social. Como empresa de saneamento, nós promovemos saúde e, neste momento tão difícil para todos, não poderíamos deixar de dar a nossa contribuição”, afirma.