Sanepar anuncia investimentos de R$ 580 milhões para Curitiba (PR) e região

O governador Beto Richa, do Paraná, e o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, anunciaram na tarde desta quarta-feira (24) novas obras de água e de esgoto para Curitiba e Região Metropolitana e também para o Litoral. Os empreendimentos totalizam R$ 580 milhões, serão aplicados entre 2017 e 2018 e vão beneficiar diretamente quatro milhões de paranaenses.
Entres as principais obras, está a construção da quinta barragem da Sanepar, a Miringuava, no município de São José dos Pinhais. A obra vai reforçar a disponibilidade de água para o abastecimento da capital paranaense e dos municípios da região. Também será feita a ampliação do sistema de abastecimento de água de Itaperuçu, Mandirituba, Pien, Pinhais, Piraquara e Pontal do Paraná.
“Não tem milagre que garanta essas conquistas para a população. Isso é resultado do trabalho de cada um de vocês, saneparianos, e dos investimentos vultuosos que nós fazemos. Mais uma vez demostramos a responsabilidade e a sensibilidade de nossa administração que, em meio ao cenário crítico do país, mostra como é possível continuar investindo”, disse o governador Beto Richa ao anunciar o pacote de empreendimentos, na sede da Sanepar em Curitiba.
Para ampliar os serviços de esgotamento sanitário, os investimentos serão destinados a municípios como Almirante Tamandaré, onde serão assentados mais 60 quilômetros de rede coletora de esgoto. Os moradores de Campina Grande do Sul também terão acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto, onde o sistema será implantado.
Nesse investimento, também está prevista a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de Matinhos. O serviço de coleta e tratamento de esgoto no Litoral, inclusive, foi destacado pelo governador: “as nossas praias apresentam os melhores índices de balneabilidade do país devido à infraestrutura de saneamento que temos lá”.
O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, destacou o número de empregos que serão gerados a partir dos empreendimentos – 16.500 no total. “As obras da Sanepar também vão gerar emprego e renda aos paranaenses”. Para Chaowiche, além disso, os investimentos anunciados nesta quarta-feira são mais do que números, “significam a melhoria da saúde e o cuidado com o meio ambiente”.
RECONHECIMENTO – Ao anunciar as obras, Chaowiche falou do trabalho prestado pelos empregados da Companhia. “Reconhecemos os nossos verdadeiros heróis, que chamamos de heróis invisíveis: os empregados da Sanepar, que fazem os serviços da empresa funcionarem 24 horas por dia”. A engenheira civil, Katia Garcia da Silva, foi chamada junto às autoridades para representar os trabalhadores da Companhia. Ela é uma das empregadas que protagoniza a campanha publicitária Dedicação Sem Limite que está sendo divulgada na mídia.
O prefeito Marcio Wozniack, de Fazenda Rio Grande, representou as demais prefeituras e agradeceu em nome delas os serviços prestados pela Sanepar aos 345 municípios que atende. A cidade de Fazenda Rio Grande também será beneficiada com as obras da Sanepar. Além dela, outras das cidades beneficiadas são: Adrianópolis, Balsa Nova, Cerro Azul, Araucária, Tunas do Paraná, Campo Largo, Campo Magro, Colombo e Rio Negro.

Fonte: Gerência de Comunicação da Sanepar

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores