Agência de Notícias do Paraná
09/03/2021

Obras que somam investimento de R$ 12 milhões têm objetivo de acompanhar o crescimento do atendimento no município. Nos últimos cinco anos houve um aumento de mais de 15% no número de ligações de água e em torno de 20% de ligações de esgoto.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) executa em Carambeí obras que vão ampliar o sistema de abastecimento de água tratada e o sistema de esgotamento sanitário da cidade. O investimento de R$ 12 milhões vai garantir o atendimento com serviços de saneamento à população e acompanhar o crescimento do município, um dos maiores na região dos Campos Gerais.

Nos últimos cinco anos Carambeí teve um aumento de mais de 15% no número de ligações de água e em torno de 20% de ligações de esgoto. Para acompanhar esse ritmo de crescimento a companhia vai instalar dois novos reservatórios de água tratada que, juntos, vão incrementar um milhão de litros à capacidade de reservação do sistema.

Também serão instalados cerca de cinco quilômetros de novas redes de distribuição de água, além de novos equipamentos de bombeamento e válvulas redutoras de pressão. No sistema de esgoto a principal ampliação será na Estação de Tratamento de Esgoto Polo II, que terá capacidade de tratamento aumentada de 10 para 50 litros por segundo, entre outras melhorias.

A Sanepar pede compreensão por parte da população durante as intervenções nas ruas para a execução das obras. “São obras necessárias à estrutura do saneamento de Carambeí para os próximos anos. Sabemos que elas poderão gerar transtornos momentâneos na instalação das novas tubulações e equipamentos. Por isso, contamos com o apoio e a compreensão da população, considerando que é um benefício de longo prazo para toda a cidade”, destaca o gerente de Projetos e Obras da Sanepar, Joel Pires.

A previsão é de que as obras no sistema de abastecimento sejam concluídas no fim deste ano. As ampliações no sistema de esgoto devem ser finalizadas no início de 2022.