Portal Atibaia News

08/07/2021

Oportunidades de profissões ligadas ao meio ambiente são uma aposta para o futuro sustentável

No dia 13 de julho comemora-se o Dia do Engenheiro do Saneamento, profissional essencial para o desenvolvimento sustentável e que será ainda mais estimado após o vigor do Novo Marco Legal do Saneamento. O Sanitarista é a pessoa responsável pelo planejamento, construção e operação dos sistemas de saneamento e preservação dos recursos naturais, bem como a promoção de estratégias de melhorias nos processos da rede de esgoto, do abastecimento de água e também da limpeza urbana de um município.

Não apenas no ramo da engenharia, a área do saneamento é uma grande aposta para quem deseja trabalhar com foco na economia verde. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os temas estão conectados entre si, não somente pelos impactos econômicos positivos que o acesso aos serviços de saneamento pode proporcionar às cidades, mas inclusive pelas oportunidades de carreira na área. A ocupação desses profissionais pode ser mais ampla do que se imagina, além dos cargos propriamente ligados ao dia a dia das operações, existem outras profissões que indiretamente contribuem para o avanço do sistema como um todo.

Segundo publicação da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), o setor de Saneamento Básico, juntamente com os setores de Energia e Mineração, é destaque em fazer os profissionais brasileiros mais motivados e satisfeitos em suas ocupações. Entre os campos de atuação, a engenharia ambiental é a mais conhecida, porém a engenharia civil possui grande espaço no processo de construção e acompanhamento das obras de implementação e expansão de redes de água e esgoto. Destacam-se também no ramo, o cargo de Técnico em Saneamento e o de Especialista em Hidroquímica. Além desses e tão relevante quanto, o Assistente Social é um profissional fundamental para o aprimoramento nos serviços de saneamento, já que este trabalha em contato com a população e promove a conscientização da essencialidade do acesso ao recurso.

“Como profissional do saneamento, me sinto realizado por colaborar com a manutenção, distribuição, coleta e tratamento de esgoto no município de Atibaia. Vemos, principalmente no Brasil, o mercado aberto e repleto de oportunidades voltadas para a área da saúde e o setor ambiental. Existe uma grande demanda por profissionais capacitados neste ramo e acredito que ainda teremos muito espaço para trabalhar nos próximos anos. Estar envolvido com o saneamento proporciona, além de uma carreira sólida, real satisfação em participar da transformação de muitas vidas”, comentou Sérgio Bovo, Diretor Operacional da Atibaia Saneamento, operação do grupo Iguá. O Diretor Operacional é formado em engenharia civil com ênfase em cálculo estrutural pela UNESP e está na Iguá desde o começo da companhia, atuando por meio da vasta experiência acumulada ao longo de seus 15 anos de carreira.