Saneamento básico em municípios da região Amazônica (Brasil) 

Portal do Saneamento Básico
05/02/2020

Resumo

O principal objetivo deste trabalho foi avaliar as condições de saneamento básico em três locais do Estado do Pará: Ilha do Mosqueiro (Belém), Comunidade Beira-Mar (Curuçá) e no airro Centro de Vigia. Para tanto foram aplicados um total de 90 questionários, sendo divididos em 24 questionários na ilha de Mosqueiro, 32 na comunidade Beira-Mar e 34 no bairro do Centro. Os questionários foram elaborados para entrevistas semi-sistematizadas destinadas aos proprietários, com a finalidade de obter informações quanto ao tipo de abastecimento de água, aos aspectos gerais sobre o destino do esgoto e lixo da família. Os locais estudados variaram em alguns requisitos do saneamento básico apresentando boas condições em alguns parâmetros, no entanto precariedade em outros. De certo modo, essas precariedades provocam impactos ao meio ambiente e à saúde da população, devido à falta de infraestrutura nos componentes básicos e imprescindíveis ao homem que serve para proporcionar melhor qualidade de vida.

Autores: Andrew Wallace Palheta Varela; Francisco Áureo Noronha Filho; Karina Ferreira Castro Mesquita; Pedro Henrique Campos Sousa; Adriano Joaquim Neves de Souza e Maria de Lourdes Souza Santos.

 

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?