Saneago marca presença no 8º Fórum Mundial da Água

Brasília sedia o maior evento global sobre os recursos hídricos: o 8º Fórum Mundial da Água. A expectativa é de que 40 mil pessoas visitem o fórum, que começou neste domingo, 18 de março, e vai até dia 23. Será a primeira vez que um país do hemisfério sul recebe o evento, que terá cerca de 200 atividades, como mesas redondas, seminários e painéis.

A empresa Saneamento de Goiás (Saneago) está sendo representada por um grupo de 20 funcionários, que estão se organizando para assistirem os debates sobre segurança hídrica, mudanças climáticas, saneamento básico, saúde, conservação da água pelo sistema de esgotamento sanitário, desenvolvimento sustentável, gestão integrada da água e os resíduos urbanos, entre outros assuntos.

Para não perder os assuntos de seu interesse, a Técnica Industrial Luciana de Vasconcelos Rosa, do Distrito de Águas Lindas de Goiás, montou um cronograma de todas as palestras que pretende assistir. “Não quero desperdiçar nenhum segundo. Estou dando ênfase em temas como políticas públicas, desastres ambientais e energias renováveis”, afirmou. “Minha expectativa é grande. Estou atrás da experiência e do aprendizado”.

A Supervisora do Laboratório de Esgotos da ETE de Goiânia, Rafaela Wolff, ressaltou a importância do Fórum que, segundo ela, vai trazer uma visão macro para a tomada de decisões, tanto para a área de água como a de efluentes. “Este será o evento mais importante do país neste ano. Pretendo acompanhar, principalmente, as discussões sobre os resíduos urbanos (efluentes)”, destacou Rafaella.

Além de participar das atividades como ouvintes, a Saneago também será representada na relatoria do Fórum. Desde a semana passada, a Agente Administrativo, Marcela Félix de Paula, está participando de reuniões com a equipe organizadora (Brasil e exterior) para definir as sessões das quais será relatora. “As sessões que irei relatar ainda estão sendo definidas. Provavelmente, será uma sessão por dia”, explicou Marcela.

Na delegação da Saneago, estão presentes as equipes Campeã e Vice Campeã nas Olimpíadas do Congresso da Abes, que ocorreu em São Paulo. São sete profissionais, cuja premiação foram as inscrições e hospedagens durante a duração do evento em Brasília.

Além do evento oficial, será realizado paralelamente o Fórum Alternativo Mundial da Água, de 17 a 22 de março, que terá como foco discussões sobre povos e comunidades ribeirinhas. O evento é organizado por movimentos sociais e ocorre paralelamente ao 8º Fórum Mundial da Água. A ideia é incluir a população em debates sobre o uso do recurso hídrico.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores