Sabesp vence prêmio da ONU em Saneamento Básico

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) está entre as vencedoras do prêmio “Cases de Sucesso em Água e Saneamento (ODS 6) 2019”. Uma realização da Rede Brasil do Pacto Global, a ação das Nações Unidas reconhece as melhores iniciativas voltadas ao cumprimento da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, um conjunto de diretrizes que orientam os trabalhos dos países-membros nas áreas econômica, social e ambiental.

Dentro da Agenda, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6) Água e Saneamento tem como meta “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”. A Sabesp foi premiada pelo Programa Água Legal, que regulariza ligações de água em regiões de alta vulnerabilidade social, em duas categorias: “Água, saneamento e higiene (WASH) e direitos humanos” e “Eficiência hídrica em cadeias diretas de operações e suprimentos”.

Por meio da iniciativa, a empresa realiza ligações de água onde moradores eram abastecidos de modo precário por tubulações improvisadas e sujeitas a contaminação. O propósito é levar saúde e qualidade de vida para a população, contribuir para a preservação dos recursos hídricos e promover a sustentabilidade urbana. De 2016 a 2019, foram atendidas 110 mil famílias pelo programa (ou 400 mil pessoas), com investimentos de R$ 133 milhões.

“Outra excelente notícia é a garantia de continuidade do programa com o financiamento assinado há poucos dias com o Banco Mundial. Mais 152 mil famílias serão beneficiadas nos próximos anos. Em síntese, a iniciativa da Rede Brasil nos dá importante sinalização de que estamos em sintonia com o grande tema mundial da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sobretudo o objetivo 6, que trata do acesso à água de qualidade e saneamento básico para todos”, afirmou, na ocasião, o presidente da Sabesp, Benedito Braga.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores