Obras do Sistema de Esgotamento Sanitário vão melhorar a qualidade de vida, além de auxiliar na preservação do meio ambiente

Portal do Governo de São Paulo

Ter, 16/04/2019 – 15h12

A cidade de Nova Granada agora conta com a universalização do saneamento. A Sabesp inaugurou um Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) que vai melhorar a qualidade de vida da população e auxiliar na preservação do meio ambiente, uma vez que os moradores vão deixar de lançar esgoto in natura no solo.

O empreendimento engloba rede coletora de esgoto, 75 ligações domiciliares para coleta, uma estação de tratamento compacta e dois emissários (um de esgoto e um final). O sistema está em operação desde março de 2019.

Na Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande, que integra Nova Granada, foram investidos ao todo R$ 10,1 milhões pela Sabesp. A obra de Nova Granada teve início em abril de 2018 com um investimento de R$ 802 mil.

Universalização do saneamento básico

Um dos compromissos da Sabesp é com a universalização do saneamento básico, compreendendo o abastecimento de água, a coleta e o tratamento de esgotos. Os municípios operados pela Sabesp, que são 57% das cidades paulistas, já contam com o abastecimento universalizado e, ao final de 2018, foram registrados 90% de cobertura com coleta e 76% deste esgoto tratado.

Para avançar nesses números, a Companhia investe em programas e obras, como o Projeto Tietê (na Grande São Paulo) e o Onda Limpa (no litoral Paulista).