Sabesp: projeto de economia circular cria novo paradigma para ETE

Portal do Saneamento Básico
09/04/2020

O projeto de economia circular na Estação de Tratamento de Esgotos de Franca (SP) da Sabesp consiste em uma implantação sequencial de ações integradas para as fases líquida, sólida e gasosa do processo, com o objetivo de otimizar os processos existentes e transformar a planta de uma geradora de resíduos em uma estação de recuperação de recursos, propiciando benefícios sociais, operacionais, financeiros e ambientais.

Este projeto de economia circular foi iniciado com um diagnóstico dos processos existentes, sempre sob a óptica sistêmica dos processos integrados. Em paralelo, foi feito a prospecção tecnológica das principais soluções utilizadas em projetos de economia circular.

Como resultado da concepção para o projeto, foram implantados um sistema de beneficiamento de biogás para produção de biometano para uso veicular, uma estufa para reduzir o teor de umidade do lodo para minimizar os custos com transporte e disposição final, bem como a adequação do sistema de produção de água de reuso.

Com a consolidação de soluções prospectadas, iniciou-se a contratação de um sistema de geração de energia elétrica, por meio de uma turbina hidráulica, para aproveitar o potencial hidroelétrico residual existente no lançamento dos efluentes finais da ETE até o corpo d’água.

Implantação de sistemas

O passo seguinte é a implantação da hidrólise para otimizar a produção do biogás e transformar o lodo em um produto apto para o uso agrícola, com características que facilite o deságue, reduzindo os custos de transporte e disposição. Para viabilizar a implantação da hidrolise será necessária a adoção de sistemas de cogeração de energia térmica e elétrica, que alimentará a hidrólise e equipamentos existentes na planta. Para aproveitar todos os recursos da planta, a geração de energia sustentável, como fotovoltaica e eólica, é a última etapa do projeto de economia circular.

Este é um projeto que propiciará mudança de paradigma na forma de projetar as estações de tratamento de esgoto, pois estas deverão apresentar soluções integradas e otimizadas para as três principais fases do processo: fases líquida, sólida e gasosa, gerando produtos incrementais de alto valor agregado.

As etapas já implementadas do projeto de economia circular na ETE de Franca apresentam importantes resultados para o setor de saneamento. Testes foram realizados na frota interna da companhia, em um ônibus Scania movido a gás natural, bem como em um automóvel a gás fabricado pela Audi, e os resultados mostram eficiência e eficácia do biometano da ETE.

Resultados

Os resultados complementares envolvem substituição de combustíveis fósseis por energia limpa; redução da pegada de carbono e da emissão de gases de efeito estufa; capacitação de mão de obra técnica e operacional no Brasil; obtenção do biometano de esgotos como um novo combustível na matriz energética; e disseminação do conhecimento ao setor de saneamento, como uma nova proposta de gestão para a eficiência do setor.

No médio e longo prazo, as etapas sucessivas planejadas de implementação do projeto de Economia Circular na ETE de Franca permitirão produzir condicionantes de solo e fertilizantes para uso agrícola, água de reuso, geração de energia elétrica e térmica.

Autores: Fabiana Rorato de Lacerda Prado, gerente de departamento;

Marcelo Kenji Miki, gerente de departamento; Silvio Renato Siqueira, engenheiro especialista; Cristina Knorich Zuffo, superintendente de PDI; Francisco Correa Ramos Junior, engenheiro especialista; Bruno Sidnei da Silva, engenheiro especialista; Luiz Yoshiharu Ito, engenheiro especialista; Luciano Riami, gerente da ETE de Franca; João Comparini, engenheiro especialista, Gilson S. Mendonça e Rosane Erbert Miki, engenheiro especialista

Fonte: Revista OÉ.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?