Valor Econômico
04/05/2020

Recurso deve ser investido em empreendimentos para ampliação e melhoria do abastecimento de água e de coleta de esgoto no Estado de São Paulo

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) elencou quatro projetos para o setor de saneamento em São Paulo como prioritários para a captação de recursos no mercado financeiro. A previsão é de que R$ 1 bilhão poderá ser investido em empreendimentos para ampliação e melhoria do abastecimento de água e da coleta de esgoto na Região Metropolitana, interior e litoral do Estado.

As propostas foram apresentadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e compõem o Programa Corporativo de Investimento da empresa. A decisão será publicada na edição de amanhã do Diário Oficial da União.

“O presidente Bolsonaro nos deu a missão de auxiliar as companhias de saneamento neste momento em que há problemas de liquidez”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em nota enviada ao Valor.

A expectativa é de que as obras beneficiem 8,6 milhões de habitantes na capital paulista e em mais 27 cidades, além de gerar 22 mil novas vagas de empregos.

O enquadramento dos projetos como prioritários encaminha a possibilidade da emissão de debêntures incentivadas – títulos privados de renda fixa que permitem às empresas captar dinheiro emprestado de investidores para financiar projetos na área de infraestrutura.

O MDR possui uma carteira com 27 projetos prioritários de saneamento básico aprovados em 12 estados. Destes, oito estão em andamento e já captaram R$ 1,1 bilhão no mercado por meio de debêntures.

Ainda segundo a pasta, o ano de 2019 foi o mais expressivo para o rol de propostas prioritárias apoiadas pelo MDR. Foram nove proposições aprovadas. Esse valor representa um incremento de 70% em relação às 13 iniciativas chanceladas até 2018.