Sabesp celebra parceria para lutar pela conservação da Amazônia

A Companhia já começou a arrecadação e, mensalmente, transferirá os valores para Fundação para a execução dos projetos que visem à conservação da floresta e, consequentemente, dos recursos hídricos.

Um patrimônio mundial e de todos os brasileiros a ser defendido: essa é a posição da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que se uniu à Fundação Amazônia Sustentável (FAS), instituição que atua em apoio às populações ribeirinhas e indígenas, para a proteção da região. A ideia é mobilizar e engajar a sociedade na conservação e no desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O lançamento da campanha de apresentação da parceria aconteceu em 8 de junho, em um evento virtual que teve como mestre de cerimônia a atriz Christiane Torloni. Engajada pessoalmente com a campanha, ela destacou a estratégia do valor mínimo de R$ 1 para doação: “Não é muito, mas realmente pode ser a gota que vai fazer a grande diferença.”

A expectativa com o movimento criado por ambas as instituições é a de produzir ações planejadas para a conservação da floresta, para evitar o aumento do desmatamento. Para concretizar a parceria, a Sabesp irá incentivar doações voluntárias de seus clientes por meio da conta de água e esgoto. Todos os clientes dos 375 municípios atendidos pela Companhia em São Paulo poderão colaborar.  São aproximadamente 9 milhões de pessoas que poderão participar dessa luta. Além da sensibilização da população, a parceria visa contribuir para o alcance da agenda 2030, especificamente dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 6 (água potável e saneamento),  ODS 13 (combate às mudanças do clima) e ODS 15 (vida na terra).

O diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, lembra que a importância da Amazônia vai além de sua região geográfica. “Ela tem relevância para o Brasil e para todo o planeta. O que estamos fazendo com esse acordo histórico é criar a possibilidade para que a Sabesp e a população paulista contribuam para sua conservação e para melhorar a qualidade de vida das pessoas que cuidam da floresta”, diz o diretor-presidente.

Durante o evento virtual, Benedito Braga destacou a seriedade e a competência da FAZ: “Estão preocupados com o desenvolvimento sustentável da Amazônia e são respeitados dentro e fora do Brasil. Temos, com a FAS, muitas semelhanças em termos das visões de ESG – Environment, Social & Governance (critério utilizado para avaliar empresas de acordo com seus impactos e desempenho em três áreas: meio ambiente, social e governança corporativa). Nosso norte é o mesmo: a busca de atingir o desenvolvimento sustentável preconizado pelas Nações Unidas.”

O presidente da Sabesp ressaltou também pontos comuns entre os paulistanos e seus irmãos amazonenses. Entre eles está a questão do saneamento básico. “A capital Manaus, por exemplo, tem desafios muito semelhantes aos da região metropolitana de São Paulo, em relação às áreas informais e, por exemplo, às palafitas da Baixada Santista. Estamos, então, muito felizes em firmar essa parceria e trabalhar para o bem do nosso país, do nosso meio ambiente e do desenvolvimento econômico sustentável dessa maravilhosa biodiversidade amazônica”, diz Benedito.

Autoridades

Além do presidente da Sabesp, o evento on-line teve a presença do governador de São Paulo, João Dória; do secretário de Estado de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira; do secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, Marcos Penido; do presidente honorário da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Luiz Fernando Furlan; do superintendente geral da FAZ, Virgílio Viana; do presidente da Comunidade Tumbira, Izolena Garrido; e da líder indígena Milena Kokama.

Assista a íntegra do evento: https://www.youtube.com/watch?v=wJYGE06xdeY

Como ajudar

As doações já podem para a FAZ já podem serem feitas. Para participar, o cliente da Sabesp fará a adesão e a opção pelo valor que deseja doar pelo Sabesp Fácil, que pode ser acessado pelo aplicativo Sabesp Mobile (Android e iOS) ou pela Agência Virtual (www.sabesp.com.br). O valor será inserido na conta subsequente com a descrição “Doação”. A Companhia fará a arrecadação e, mensalmente, transferirá os valores para a Fundação para a execução dos projetos. Dessa forma, a Companhia participa da causa pela conservação da floresta e, consequentemente, caminha na direção da preservação dos recursos hídricos. Além disso, objetivando a transparência, todos os meses, a Sabesp publicará em seu site os relatórios de prestação de contas.

Com informações da Sabesp e da Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores