Grupo Solaris
02/03/2021

Também foi apresentado um plano de ação para resolver problemas de falta de abastecimento de água

Foi realizada uma reunião, entre o prefeito, César Ulian, e o diretor de operações da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), André Beltrão Finamor, além de outras autoridades do município. O encontro, que foi de modo virtual, ocorreu na manhã desta terça-feira (2), e teve como objetivo tratar sobre a situação do saneamento básico em Flores da Cunha, especialmente em relação às questões de água e esgoto.

Durante a conversa, o executivo cobrou da CORSAN a apresentação de um plano de ação em curto prazo para resolver os constantes problemas de falta de abastecimento de água, além de medidas para garantir o abastecimento no futuro.

Entre as determinações abordadas na reunião destacam-se a montagem e entrega dos poços já perfurados de São João e Santa Bárbara, o aumento de reservatórios com tanques novos já para o próximo verão, bem como o estudo de um reservatório maior em um prazo de dois anos. Além disso, foi solicitada a revisão do estudo para viabilizar a estação de tratamento de água do Rio São Marcos.

O prefeito avaliou como positivo o encontro: “hoje tivemos muitas definições, inclusive com o agendamento da apresentação do cronograma de obras.”

Na metade do mês de abril, a CORSAN irá apresentar um plano de ação constando um cronograma das fases de implantação do tratamento do esgoto e ampliações no abastecimento de água no município. Conforme Finamor, a Companhia irá fazer em dois anos o que não foi feito em 10.

O encontro também contou com a participação do chefe de gabinete, Daniel Gavazzoni; da secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Rosiane Machado Pradella; do subprefeito de Otávio Rocha, Bruno Debon; e da diretora de Meio Ambiente, Franciele Zorzi.