Reunião da Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional ocorre pela pela primeira vez no Amazonas

Por Assessoria de Comunicação da Cosama

O encontro iniciou nesta terça-feira, 20, em Manaus, e segue até a quinta-feira, 21

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) sedia, pela primeira vez, nesta terça-feira, 20, a reunião da Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional (CDO). O evento realizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) tem o objetivo a troca de experiências para melhorias nos serviços de água à população. 

 O encontro, que ocorrerá durantes três dias, conta com a participação de 30 engenheiros e técnicos de 14 Companhias Estaduais de Saneamento do Brasil, e terá os trabalhos coordenados por Alexandre Gomes, da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) e o Glauco Cayres, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que também contou com a presença do secretário de Infraestrutura do Amazonas (Seinfra), Carlos Henrique Lima.

O presidente da Cosama, Armando do Valle, participou da abertura da reunião

O presidente da Cosama, Armando do Valle, que recentemente foi escolhido com vice-presidente Regional Norte da Aesbe, enfatiza a importância do encontro no Estado. “Poder discutir o saneamento no país no Amazonas com as maiores empresas do Brasil, nos permite a possibilidade de revelar a nossa realidade e discutir melhorias para a nossa região com experientes profissionais da área”, afirmou.

Representando a Aesbe na CDO, o coordenador Joaquim Souza, afirma que um dos objetivos da Aesbe é poder dar suporte para as Companhias de Saneamento que fazem parte da Associação.  “Este encontro com certeza é uma excelente oportunidade para a troca de experiências”, afirmou.

Os profissionais presentes apresentaram a estrutura do setor em suas Companhias, projetos e resultados já aplicados em outras regiões, para ajudar a Câmara a organizar as próximas reuniões, de acordo com a necessidade das empresas.

Durante os dois primeiros dias serão apresentados os balanços, resultados e desafios de cada empresa e assim desenvolver projetos voltados a uma melhor gestão. No terceiro e último dia, os engenheiros poderão conhecer a Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Autazes. Desde a logística, captação, tratamento e distribuição de água.

  A Cosama estava desligada da Aesbe desde 2001, quando foi privatizada e o serviço de saneamento passou a ser feito pelo setor privado e prefeituras em boa parte do Estado. Em março deste ano, a Companhia voltou a ser uma associada da entidade e, desde então, participa ativamente das atividades realizadas.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores