Relatório Executivo Saneamento – Sabesp apresenta plano para Guarulhos

Senhor Presidente, Segue para conhecimento e análise o “Relatório Executivo do Saneamento” desta semana (23/10/2018), produzido pela GO ASSOCIADOS, como parte integrante do contrato existente. O Relatório será enviado semanalmente.

 

 

Prezado (a) presidente,

No último dia 09/10/2018, a companhia estadual Sabesp realizou apresentação para investidores com o plano da companhia para a prestação dos serviços de água e esgoto no município de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. A companhia assume os serviços após acordo com a prefeitura para equalizar a dívida da autarquia municipal na compra de água da empresa estadual.
 
No estado do Paraná, o Conselho de Administração da Sanepar autorizou o início de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a universalização do esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela empresa. Segundo comunicado ao mercado divulgado pela empresa, está sendo estudada a possibilidade de uma parceria público-privada que atue em 110 dos municípios nos quais a empresa estadual provê abastecimento de água.
 
O Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria econômica Ex Ante e a operadora privada de saneamento BRK Ambiental, publicou o estudo “O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira”, que analisa o impacto do saneamento básico na população feminina. O estudo apontou que uma em cada sete mulheres não tem acesso à água em suas residências, proporção superior à dos homens (um em cada oito). A falta de acesso a água está concentrada em populações de mais jovens, de menor escolaridade, classes de renda mais baixa e autodeclaradas pardas e indígenas.
 
O município de Ubatuba (SP) recebeu no último dia 16/10/2018 uma estação de tratamento de água (ETA) Maranduba, com capacidade para atender 60 mil pessoas. A estação é parte do projeto da Sabesp para atender a demanda sazonal nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Nos meses de verão, a população da região sobe de 350 mil pessoas para mais de 2 milhões.

Um abraço,

Gesner

Anexos

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?