Senhor Presidente, Segue para conhecimento e análise o “Relatório Executivo do Saneamento” desta semana (04/12/2018), produzido pela GO ASSOCIADOS, como parte integrante do contrato existente. O Relatório será enviado semanalmente.

 

Prezado (a) presidente,

No último dia 03/12/2018, o presidente eleito Jair Bolsonaro apresentou a estrutura ministerial para o próximo governo, com 22 pastas. Conforme já havia sido noticiado no Relatório Executivo – Saneamento das últimas semanas, as atribuições relacionadas ao setor de saneamento básico no governo federal serão transferidas para o Ministério do Desenvolvimento Regional, após a extinção do Ministério das Cidades e a fusão com o atual Ministério da Integração Nacional. O presidente eleito anunciou em 28/11/2018 que o responsável pela pasta do Desenvolvimento Regional será Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, atualmente secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional.
 
No último dia 28/11/2018 o Ministério das Cidades anunciou a redução do orçamento do FGTS para investimento em saneamento básico no ano, de R$ 6 bilhões para R$ 4 bilhões. Segundo o ministério, a redução se deu pela baixa contratação de financiamentos pelo setor e pela necessidade em outros setores, como habitação.
 
O governador eleito do estado de São Paulo, João Dória, anunciou no último dia 03/12/2018 a indicação de Benedito Braga para a presidência da companhia estadual de saneamento Sabesp. Benedito Braga é professor de engenharia civil e ambiental da Escola Politécnica, da USP, possui Ph.D. em recursos hídricos pela universidade de Stanford e diploma honorário da Academia Americana dos Engenheiros de Recursos Hídricos.
 
No estado do Paraná. No último dia 29/11/2018, o governador eleito do estado de Goiás anunciou Ricardo Soavinski para a presidência da companhia estadual Saneamento de Goiás S.A. (Saneago). Soavinski é graduado em Oceanografia Biológica e Geológica, pela Fundação Universidade do Rio Grande-RS e atualmente preside a companhia estadual de saneamento paranaense Sanepar.
 
No último dia 28/11/2018, no município do Rio de Janeiro, foi realizado o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) 2018. O prêmio foi instituído em 1997 pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes) para reconhecer as empresas do setor que se distinguem pela boa gestão dos serviços de saneamento.

Um abraço, 
Gesner

Anexos