Senhor Presidente, Segue para conhecimento e análise o “Relatório Executivo do Saneamento” desta semana (18/12/2018), produzido pela GO ASSOCIADOS, como parte integrante do contrato existente. O Relatório será enviado semanalmente.

 

Prezado (a) presidente,

No último dia 12/12/2018 a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) publicou fato relevante informando ao mercado a assinatura do contrato de prestação de serviços de água e esgoto com o município de Guarulhos (SP). A assinatura do contrato refletiu positivamente no mercado de ações. As ações da Sabesp negociadas nas bolsas de São Paulo e Nova Iorque valorizaram respectivamente 7,3% e 8,3% entre os dias 11/12 e 13/12.
 
A operadora privada de saneamento Aegea publicou no último dia 28/11/2018 comunicado ao mercado informando o aumento de capital de R$ 400 milhões, com objetivo de financiar os investimentos da companhia, entre eles, a aquisição da operação dos serviços em Manaus (AM).
 
No último dia 14/12/2018 o governador reeleito do estado do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB/MS), defendeu em entrevista ao jornal Valor Econômico uma parceria com o setor privado para a universalização do acesso a esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela empresa estadual Sanesul. A empresa já possui processo de PMI em andamento para a universalização da coleta e tratamento de esgoto nos 68 municípios operados pela empresa. Em 02/06/2017 a Conselho Gestor do Programa de Parceria Público-Privada de MS (CGPPP) publicou no Diário Oficial do Estado a decisão de utilizar o estudo produzido pela operadora privada Aegea como base para a publicação do futuro edital de licitação
 
No estado de Minas Gerais, a companhia estadual de saneamento Copasa assinou um empréstimo de 80 milhões de euros com o Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW). Em Junqueirópolis (SP), a Câmara dos Vereadores aprovou no último dia 10/12/2018 o projeto de lei complementar nº 058/2018, que permite a concessão dos serviços de água e esgoto da cidade à iniciativa privada.

Um abraço,
 
Gesner