Senhor Presidente, Segue para conhecimento e análise o “Relatório Executivo do Saneamento” desta semana (02/05/2018), produzido pela GO ASSOCIADOS, como parte integrante do contrato existente. O Relatório será enviado semanalmente.

 

 

Prezado (a) presidente,

Na última semana foram divulgados pelo IBGE os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para o ano de 2017. A pesquisa apontou um aumento nos casos de intermitência na distribuição de água para a população. Dentre os municípios brasileiros, aqueles que afirmaram possuir acesso à  distribuição de água todos os dias da semana foram 86,7%, uma queda de 0,6 ponto percentual em relação ao ano de 2016. No mesmo período, aqueles com acesso a água encanada entre 4 e 6 dias por semana passaram de 5% para 6% do total.
 
A PNAD apresentou também os dados do esgotamento sanitário, indicando que cerca de dois terços das residências são atendidas por rede de esgoto ou fossas ligadas à rede. Esse número difere do atendimento apontado pelo Ministério das Cidades no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que afirma que cerca de 50% dos brasileiros possuem esgotamento sanitário.
 
A coleta de resíduos sólidos apresentou melhora de 0,3 ponto percentual, com 82,9% das residências sendo atendidas pela coleta direta. Apesar da melhora nacional, as regiões Norte, Sul e Centro-Oeste apresentaram redução no índice de residências com coleta direta de resíduos.
 
No último dia 26/04/2018, a superintendência geral do Cade aprovou sem restrições a compra da Companhia de Saneamento do Norte, concessionária dos serviços de água e esgoto do município de Manaus pela Aegea Participações. Somada à aquisição da operação em Guarulhos (SP), ainda em análise pelo Cade, a empresa passa a atender 8,9 milhões de habitantes.
 
No último dia 24/04, o presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, entregou ao governador José Ivo Sartori a minuta do edital de licitação da Parceria Público-Privada (PPP) para execução das obras de esgotamento sanitário em nove municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre.
 
O município de Santarém (PA) deve receber até o final do mês de maio as contribuições ao Procedimento de Manifestação de Interesse 008/2017, publicado no mês de dezembro do último ano, com o objetivo de realizar a concessão dos serviços de água e esgoto.
 
Um abraço,

Gesner

 
 

Anexos