Projeto socioambiental da Casan entra em ação em Rio do Sul (SC)

A implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário em Rio do Sul (SC) é uma obra que trará inúmeros benefícios à população, porém é uma intervenção de grandes dimensões e DE difícil execução. Por isso, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) promove ao mesmo tempo um projeto socioambiental, com a intenção de manter a população bem informada.

O projeto conta com equipe formada por jornalista, psicóloga e bióloga, que trabalha em várias frentes para garantir o compartilhamento de informações entre a comunidade e a CASAN. Entre as ações, estão a veiculação de informações sobre o cronograma e estágio das obras, locais das frentes de trabalho, eventuais interrupções no tráfego e opções de desvio, assim como esclarecimentos sobre os benefícios do saneamento básico.

Além disso, as atividades envolvem visitas às residências e imóveis de locais por onde passam as obras, para ações permanentes de divulgação e orientação, antes do início das intervenções. Assim, é possível levar aos moradores informações a respeito da importância do sistema de esgoto e ainda orientar sobre cuidados necessários nas proximidades das frentes de trabalho.

Atendimento ao público

Para facilitar o atendimento à população, a CASAN também disponibiliza como canais de contato o telefone (47) 3531-1001 e o e-mail sesriodosul@casan.com.br.

O sistema de esgotamento sanitário de Rio do Sul beneficiará mais de 35.240 habitantes, ou seja, 58% da população do município. Serão 150.687 metros de rede coletora e interceptores, emissários terrestres, com extensão de 6.182 metros e 14 estações elevatórias de esgoto.

A obra prevê ainda a instalação de 11.507 ligações domiciliares, que atenderão Centro da cidade e os bairros Eugênio Schneider, Boa Vista, Santana, Jardim América, Laranjeiras, Canoas, Pamplona, Progresso, Canta Galo e Fundo Canoas. O esgoto coletado será tratado em uma Estação de Tratamento de Esgoto, com capacidade para tratar até 135 litros por segundo, em uma primeira etapa.

O investimento de R$ 75,9 milhões foi viabilizado pelo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2), com contrapartida da CASAN, e a conclusão está prevista para dezembro de 2019.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores