Valor Econômico
09/03/2020

Por Felipe Frisch

Corte reflete mudanças nas expectativas anunciados por instituições financeiras na semana passada; outros ajustes são esperados para os próximos dias

A mediana das projeções do mercado para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020 registrou queda forte, de 2,17% para 1,99%, no Relatório Focus, do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda-feira com estimativas coletadas até o fim da semana passada.

O corte — pela quarta semana consecutiva — reflete as mudanças nas expectativas anunciados por instituições financeiras na semana passada, após o aumento dos receios quanto aos efeitos da epidemia de coronavírus na economia mundial e com casos sendo confirmados no país.

O Itaú, por exemplo, revisou sua projeção de expansão da economia brasileira em 2020 de 2,2% para 1,8%. A Guide Investimentos fez um corte ainda mais severo, de 2,4% para 1,6%. Outros ajustes, de instituições de diferentes portes, são esperados para hoje e ao longo da semana.

Para 2021, o ponto-médio das expectativas permaneceu inalterado em 2,50%, praticamente o mesmo percentual desde que o Banco Central começou a coletar as estimativas dos economistas para o período, em março de 2017.

A economia brasileira cresceu 1,1% no ano passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quarta-feira.

Apesar de o dado bruto corresponder à mediana das expectativas do mercado em termos percentuais, os números do investimento e da indústria vieram piores do que o esperado, tornando mais difícil a recuperação consistente da atividade econômica em 2020, especialmente nos primeiros meses do ano.